domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Mover Automações

Mover Automações

Mover uma região para uma nova posição não moverá automaticamente os dados de automação que possam ter sido inseridos nela, tal como podemos ver nas capturas de tela a seguir.


Arrastar Automações

Utilizamos a tecla "Control" ou "Apple" enquanto arrastamos para mover o ponto de automação atual em qualquer direção, e também todos os pontos subsequentes somente horizontalmente. Isto proporciona uma forma de mover grupos de pontos de automação para uma nova posição da região em determinadas situações.

Consolidar a região com processamento

Arrastar os pontos de automação independente da região pode não ser bastante preciso em muitas circunstâncias. Para preservar uma região com o processamento automatizado preservado do Fader,Pan e Plugins, é necessário Consolidar a Região com o processamento.
Primeiro, estabelecemos a Automação em "Play".

Depois, com a trilha apropriada estando selecionada, criamos uma faixa com a ferramenta Range e clicamos-direito para acessar o menu Range. Então, selecionamos "Consolidate range with processing".

Isto cria uma nova região com o processamento automatizado aplicado nela. A nova região que contém este processamento automatizado aparecerá na mesma trilha e lugar na timeline, substituindo a região anterior sem processar. A Região original fica preservada na lista de regiões caso seja necessária em outro lugar.

Certifique-se de usar o botão "Clear" na seção Automation para eliminar a automação anterior. Então a recém consolidada região pode ser movida para a posição desejada.

Bouncing da região com processamento

Outra opção é utilizar a opção "Bounce range to region list with processing", também disponível no menu de contexto (clique-direito) das opções Range.

Isto cria uma região nova, com todo o processamento incluído, na lista de regiões. Então podemos criar uma trilha nova, aqui mostrada como "Audio 2", e arrastar a região nova ("Audio 1.1-0-bounce-5") para essa trilha. Como podemos ver aqui, a região original fica sem alterações na trilha "Audio 1".

Desenhar automação de ganho

Outro tipo de automação foi mostrado no capítulo Alterar Modos de Edição. Esta ferramenta, a ferramenta Draw Gain Automation, se encontra no menu de Modos de Edição, e também pode ser utilizada com o atalho "G".

Utilizamos esta ferramenta se queremos desenhar automação de volume de uma região específica. Quando este Modo de Ponteiro está selecionado, o ponteiro do mouse é visto assim:
Com esta ferramenta a automação de ganho da região pode ser desenhada diretamente na própria região, a diferença da Automação de Fader que está desenhada ou gravada na trilha de automação. A Automação de Ganho de região está separada da, e além da, Automação de Fader.
Da mesma forma como acontece com a trilhas de automação, um ponto de automação de ganho pode ser arrastado em qualquer direção com o mouse. Para eliminar um ponto de automação de ganho, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto clica-direito sobre ele.

A Automação criada deste modo se aferrará à Região em que foi criada, mesmo quando a região for movida ao redor.

Este tipo de Automação de ganho se desenha diretamente na própria região, o que a torna diferente da automação utilizada na região Automação.

Desativar e eliminar a automação de ganho

A Automação de ganho pode ser reiniciada ou desativada no menu de contexto da região. Aqui, a automação de ganho é denominada Envelope. Neste menu, temos as opções de "Reset Envelope", que elimina os pontos de automação de ganho que foram criados na região, "Envelope Visible", que comuta a visibilidade da automação de ganho ligada ou desligada e "Envelope Active", que comuta se a automação de ganho está ativa ou não. Um envelope inativo, porém visível é azul ao invés de verde.







Nenhum comentário:

Postar um comentário