domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Utilizar Trechos (Range)

Utilizar Trechos (Range)

Um Range é uma seleção da timeline que pode incluir uma ou mais trilhas. A ferramenta Range está localizada logo abaixo do menu Transport na Janela Editor.


Quando selecionamos a ferramenta Range o ponteiro do mouse toma a seguinte forma:


Pode ser útil criar seleções range que se alinhem com as bordas das regiões na timeline. Selecionar as opções 'Grid' e 'Region bounds' para os menus Grid e Grid Point respectivamente torna isso fácil.


Para selecionar uma range, arrastamos pela timeline. As opções Grid e Grid Point determinam exatamente como se comporta a seleção range.

Estando a range selecionada, clicar-direito nela abre um menu com operações específicas para range.

Loop Range, por exemplo, configura Marcadores de Loop ao redor da Range atual e inicia uma reprodução em ciclo. Os pontos de início e fim de loop podem ser alterados movendo-se os triângulos verdes que correspondem a cada ponto.

Outras opções úteis aqui para editar permitem Duplicar a range, Selecionar tudo dentro da range ou cortar a range.

Configurar um Loop

Voltando ao nosso exemplo de passagem rítmica, queremos ouvir a passagem que estamos compondo, talvez em loop, enquanto deslocamos os loops ao redor. Para isso, temos que criar uma range para ouvir dentro da sessão, de modo que possamos voltar exatamente a este ponto da Sessão quantas vezes for necessário.
Utilizamos a ferramenta Range para selecionar um compasso inteiro com a ajuda das configurações da Grade, e clicamos-direito dentro dessa faixa para "Set loop from selection". Provavelmente colocaremos a grade de modo que as nossas ações sejam ajustadas a certos elementos métricos da sessão. Então ativamos o Grid e ajustamos em Beats/16.

Isso configurar um trecho de loop que podemos reproduzir utilizando o botão Play Loop no Menu de Transporte na parte superior da janela Editor. Enquanto a trecho estiver em loop, podemos utilizar o botão Solo de cada trilha para ouvir individualmente cada instrumento.









Nenhum comentário:

Postar um comentário