domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Automação

Automação

A automação é a forma de representar e especificar alterações nos parâmetros de processamento de áudio em tempo real. Podemos automatizar o Fader, o Pan e qualquer parâmetro de plugin utilizado nesta trilha. Quando um parâmetro está automatizado ele aparece debaixo da trilha pai em sua própria trilha de automação. Podemos automatizar o Fader, a Panoramização e qualquer um dos parâmetros dos plugins utilizados nessa trilha de automação. Os dados de automação são representados visualmente como uma linha de automação, feita de uma quantidade de pontos de automação. Na figura abaixo vemos como aparece uma automação de Fader:

Na imagem anterior, a trilha de automação chamada Fader está associada à trilha pai chamada My Audio. O ganho de controles da linha de automação alteram com o tempo.

Criar uma linha de automação

Para adicionar uma automação em uma trilha, clique no botão "a" ou clique-direito na área da trilha.

É apresentado um menu onde podemos selecionar o parâmetro que queremos automatizar. Os parâmetros de plugin são acessados pelo submenu Plugins.

Aparece então uma trilha de automação. Com a ferramenta Select/Move Objects ativada, podemos criar pontos de automação clicando em qualquer lugar em uma trilha de automação. Uma linha de automação une os pontos de automação que são adicionados.

Selecionar um Plugin para Automação

Podmeos adicionar automação em qualquer plugin que tenha sido adicionado em uma trilha. Para selecionar um parâmetro de plugin para ser automatizado, clicamos no botão na trilha marcada como "a", ou clicamos-direito na área de trilha. Aparece um menu, listando os plugins que foram adicionados.
Em cada plugin listado podemos escolher qual parâmetro queremos automatizar. No exemplo, o parâmetro escolhido foi AM pitchshifter.

Aparece uma trilha de automação para aquele parâmetro. Observe que quanto abrimos várias trilhas de automação, elas aparecem uma após as outras abaixo da trilha Pai principal.

Podemos esconder uma trilha de automação clicando no "X" no canto superior esquerdo da trilha de automação. Observe que uma trilha de automação escondida continua funcionando.

Adicionar melhor resolução visual na automação

Podemos conseguir uma quantidade maior de precisão vertical aumentando a altura da trilha de automação clicando-direito na região cinza da trilha de automação e selecionando Height no submenu.

Trabalhar com pontos de automação

Um ponto de automação pode ser arrastado em qualquer direção com o mouse. Para eliminar um ponto de automação basta manter pressionada a tecla Shift enquanto clicamos-direito em cima dele.
Qualquer segmento da linha de automação entre pontos de automação pode ser arrastado verticalmente, afetando ambos pontos finais por sua vez, sem afetar suas posições horizontais.
As variações úteis para ajustar um ponto de automação incluem:

  • "Alt" + arrastar com o botão esquerdo do mouse dá maior precisão de movimento em qualquer direção.
  • Arrastar com o botão do meio do mouse permite movimento vertical, não permite movimento horizontal.
  • "Alt" + arrastar com o botão do meio do mouse permite movimentação apenas horizontal com maior precisão.
  • "Ctrl" + "Alt" + arrastar com o botão do meio do mouse permite o movimento vertical , com maior precisão, não permite o movimento horizontal.
  • "Ctrl" + arrastar com o botão esquerdo do mouse move o ponto atual em qualquer direção, e também os pontos subsequentes.
  • "Shift" + Clique-direito elimina o ponto.
Também é possível selecionar vários pontos de automação arrastando uma caixa, que comece no fundo da trilha, ao redor dos pontos. Então os pontos selecionado podem ser eliminados com a tecla "Delete" (ou "Fn" + "Backspace" caso o teclado não possua uma tecla Delete).

Os pontos finais na linha de automação têm importância especial. Eles determinam o valor do parâmetro Automation antes e depois da automação. Ou seja, o ponto inicial determina o valor da automação desde o início da região ao início da automação, não importando que se tenha desenhado ou não a automação completamente desde o início daquela região. Da mesma forma, o parâmetro Automation mantém com o mesmo valor o último ponto de automação até o fim da região, não importando que se tenha ou não desenhado a automação até o final ou não.

Reprodução de Automação.

Para fazer com que as linhas de automação sejam reproduzidas após terem sido criadas, devemos selecionar o modo Play no primeiro botão na trilha de automação .

Modos de automatização

O modo Play aplicará os dados de automação existentes durante a reprodução. Neste modo não se grava automação.

O modo Manual informa ao Ardour que ignore os dados de automação durante uma reprodução.

O modo Write grava contInuamente as alterações que o usuário realiza no parâmetro automatizado conforme as Sessão seja reproduzida, criando assim uma linha de automação. Por exemplo, podemos começar a reprodução e depois alterar o ganho no Fader na banda de mixagem na trilha. Todas as alterações realizadas serão gravadas como uma linha de automação, que então poderá ser reproduzida depois alterando o modo de automação mais uma vez para Play. O processo de gravação em modo direto de linhas de automação é igual para os plugins. Abra um plugin existente clicando-duplo nele na banda de mixagem. Enquanto a interface de plugin está aberta, inicie a reprodução. Qualquer alteração que for feita movendo os controles do parâmetro na interface do plugin serão gravados como uma linha de automação.

Aviso: Deixar a automação em modo Write durante a reprodução pode sobrescrever qualquer automação anterior que tenha sido criada!

O modo Touch é similar ao modo Write. com a diferença que não grava sobre dados de automação já existentes, a não ser que o parâmetro esteja sendo alterado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário