domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Configurar a Métrica


Configurar a Métrica

A Métrica determina o andamento musical da passagem que estamos compondo, quando medimos em Beats per minute. Se estivermos compondo algo que seja rítmico, isso irá determinar também as durações dos samples de som que utilizamos até certo ponto. Sendo assim, é muito importante ser capaz de configurar a Métrica antes de que continuemos.

Para ver a Métrica da nossa sessão, podemos clicar-direito em qualquer parte da timeline e escolher a opção Bars & Beats no menu que é apresentado.


É possível configurar uma métrica e um andamento para a sessão inteira do Ardour, assim como alterar isso em pontos diferentes na mesma sessão. Para isso, localizamos a seção de Métrica na Timeline na janela Editor, e clicamos-direito no primeiro marcador vermelho para abrir o Diálogo Meter.


Aqui podemos introduzir novos valores para os Beats por compasso, assim como o Valor de Nota. Clicamos em "Apply" para aplicar as alterações globais na sessão.

Depois, localizamos o primeiro marcador vermelho na seção Tempo e repetimos o processo.


No diálogo Tempo podemos introduzir um novo valor de Beats per minute, o que irá afetar a sessão inteira.


Caso a métrica ou o tempo da sessão seja alterado mais tarde na canção ou composição, simplesmente adicionamos um novo marcador clicando-direito na seção Métrica ou Temo e selecionamos New Tempo ou Meter e entramos com os valores no diálogo resultante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário