domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Alterar Modos de Edição

Alterar Modos de Edição

Já aprendemos um pouco sobre as ferramentas Selecionar/Mover e Range. Neste capítulo conseguiremos uma visão geral de todos os Modos de edição e Modos de Cursor (ponteiro do mouse) disponíveis naquela parte da janela Editor.

Modos de edição e modos de ponteiro do mouse


Esses controles definem o comportamento da tela principal (Main Canvas) e as diferentes funçoes do ponteiro do mouse.
O menu Edit Mode contém três opções. Slide Edit (Edição de deslizamento ou deslize) que é o modo padrão. Com ele podemos arrastar regiões ao redor horizontalmente (dentro da mesma trilha) e verticalmente (entre trilhas). Slice Edit Edição de pedaços ou reunir) não permite arrastar as regiões, mas nos deixa executar operações de corte (como cortar, colar e dividir). O espaço entre as regiões permanece constante depois de qualquer operação que o afete. Caso eliminemos a segunda metade de uma região, por exemplo, qualquer região subsequente na mesma trilha será movida automaticamente depois na timeline. Lock Edit (Edição de bloqueio ou Bloquear) é igual à Edição de pedaço (ou reunir), mas as regiões permanecem em suas posições apesar de qualquer operação de edição executada.

Select/Move Object (atalho "O")


Este modo permite selecionar ou mover objetos tais como regiões e pontos de ruptura (em uma curva de automação). Quando este modo é selecionado, o ponteiro do mouse é visto assim:

Range (atalho "R")

Este modo permite clicar e arrastar para definir ou redimensionar trechos (ranges). O ponteiro fica assim:


Zoom Range (atalho "Z")

Este modo proporciona uma caixa que pode ser arrastada ao redor de uma área da tela principal. Quando o botão do mouse é solto, a tela principal aumenta a seleção. O ponteiro fica assim:

Draw Gain Automation (shortcut "G")

Utilizamos este modo se queremos desenhar a automação do volume de uma região específica. A curva de automação criada deste modo não abandonará a região sobre a qual foi criada, mesmo quando a região é deslocada ao redor. Este tipo de automação de ganho se desenha diretamente na mesma região, o que o torna diferente da automação utilizadas na região de automação (veja Automação). Quando este modo está selecionado o ponteiro do mouse fica assim:

Stretch/Shrink Region (shortcut "T")


Este modo permite arrastar e redimensionar a duração de uma região inteira sem alterar a sua tonalidade. Este processo é chamado costumeiramente de 'Timestretching', daí o seu atalho ser a tecla "T".

Quando este modo está selecionado o ponteiro do mouse toma a seguinte forma:

Listen to Specific Regions


Este modo permite clicar em qualquer região existente em qualquer trilha e reproduzi-la imediatamente. A reprodução se interrompe no final da região. Quando estemodo está selecionado o ponteiro do mouse toma a seguinte forma:



Nenhum comentário:

Postar um comentário