domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Equalização

Equalização

Em geral, mesmo depois de ajustar níveis e panoramização, fica difícil discernir trilhas diferentes com conteúdo de frequência similar (um baixo e um bumbo) na mixagem. Uma boa ferramenta para resolver este problema é um Equalizador (ou EQ). Essencialmente, um equalizador nos permite controlar individualmente o ganho de faixas de frequências de um determinado som. Isso é muito útil não somente para esculpir o timbre de som isoladamente (por exemplo, para fazer um som 'mais agressivo' ou 'mais suave'), como também para fazer com que os sons de vários timbres se integrem melhor na mixagem.

Equalizador de 3 Bandas.

A classe mais simples dos equalizadores é o nos é familiar das mixagens analógicas. Possui três parâmetros, que ajustam os níveis de três bandas, ou faixas de frequências: um para os graves (frequências baixas), um para as frequências médias e um para as frequências agudas (altas). O Plugin LADSPA "DJ EQ" é um exemplo desta classe de EQ.


Equalizador Multi-Banda (Gráfico)

Um equalizador Multi-Banda (Gráfico) mais complexo em geral possui entre oito e duas Bandas. Cada Banda está centrada em uma frequência, e o Nível de cada Banda pode ser ajustado de forma independente. Em algum EQ Multi-Banda, como o Plugin LADSPA "TAP Equalizer" mostrado na figura abaixo, a frequência central de cada Banda pode ser definida pelo usuário. Isso permite ou atenuar (retirar) uma frequência indesejada, ou reforçar (incrementar) uma frequência desejada.
A curva "global" das Bandas também pode ser utilizada para determinar a tonalidade geral da Trilha ou da Mixagem. No exemplo anterior, a parte mais baixa das frequências médias foi atenuada (observe como as bandas 1 e 8 ficam intactas em 0 dB, enquanto que as bandas intermediárias de 2 a 7 produzem uma curva de atenuação, com a banda 4 em -13 dB sendo o ponto mais baixo.

Parametric Equalizer (Equalizador paramétrico)

O equalizador paramétrico é o tipo mais versátil de EQ utilizado para mixar devido ao seu extenso controle sobre todos os tipos de EQ paramétricos. No Ardour existe um equalizador paramétrico chamado Triple Band Parametric with Shelves, localizado na pasta de plugin de nome "Steve Harris".

Existem três opções para cada Banda de Frequência. Cada uma das três Bandas possui um ajuste de ganho (dB) para cortar ou impulsionar as frequências, um ajuste de frequência (Hz) para selecionar a frequência central, e um controle deslizante de largura de banda (oitavas) que determina como será afetada a faixa completa de frequências. Este plugin contém também uma Estante Alta (High Shelf) e uma Estante Baixa (Low Shelf). Uma estante corta ou impulsiona tudo acima (Estante Alta) ou abaixo (Estante Baixa) de uma frequência específica. Por exemplo, podemos utilizar uma Estante Baixa para eliminar murmúrios indesejado, e uma Estante Alta para reduzir chiados.

Exemplo de utilização de um Equalizador

Para conseguir uma melhor separação de dois instrumentos na mixagem através de EQ, primeiro é necessário descobrir onde os instrumentos se sobrepõem.
No plugin Triple Band Parametric with Shelves, selecione uma banda apropriada para um dos instrumentos. No caso de um baixo elétrico, seria "Band 1", a banda de baixa frequência. Aumente o ganho em 10dB, aumente a largura de banda de forma que seja uma largura mais estreita até 3, e depois desloque para cima e para baixo a frequência. Você ouvirá a tonalidade subir e baixar. Agora deslize para baixo até que ouça a faixa de frequência onde os dois instrumentos se sobrepõem. Agora simplesmente reduza o ganho em -5dB, e ouça os instrumentos com um pouco mais de clareza. Depois disso, aplique o mesmo processo no outro instrumento.

Existem muitos enfoques para a equalização. Esperemos que isso proporcione um exemplo de como equalizar as trilhas numa mixagem. Mas no que diz respeito a equalizar, existe uma regra principal: É melhor utilizar menos do que mais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário