Usando a coluna de canal do Mixer
Mixing (Mixagem)
Mixar é o processo de
converter várias trilhas em uma mixagem estéreo onde todos os
instrumento podem ser ouvidos claramente. Níveis, Panoramização,
Equalização (EQ), e Compressão são as principais ferramentas
utilizadas para se conseguir uma boa mixagem. Além dessa ferramentas
básicas, também podemos utilizar uma ampla gama de plugins de
efeitos para melhorar o som, como Reverberação (Reverb) e Atraso
(Delay).
Coluna de canal do Mixer (Banda de Mixagem).
A Banda de Mixagem é uma
coluna vertical que contém vários controles relacionados com o
fluxo do sinal. Cada trilha e bus no Ardour tem a sua própria Banda
de Mixagem. A Banda de Mixagem é também uma ferramenta básica que
utilizaremos no processo de mixagem das nossas trilhas. Neste
capítulo, conseguiremos uma visão geral da Banda de Mixagem, com
cada seção descrita. Também proporicionaremos referências aos
capítulos específicos que contém a informação específica de
cada aspecto da Banda de Mixagem.
A Banda de Mixagem de cima a baixo
As Bandas de Mixagem podem ser
acessadas tanto pela janela Editor como pela janela do Mixer. As
Bandas de mixagem em qualquer janela (Editor ou Mixer) são um
espelho uma da outra: quaisquer ações realizadas em uma Banda de
Mixagem na janela Mixer serão refletidas na Banda de Mixagem
correspondente da janela Editor, e viceversa. A janela Editor e a
janela Mixer foram vistas no capítulo Visão Geral da Interface.
Visão Geral
Aqui vemos a Banda de Mixagem
inteira, como aparece na janela Editor ou na janela Mixer.
Modo Normal (Regular) & Estreito (Narrow)
Na figura anterior observamos
que a Banda de Mixagem pode ser alterada entre uma largura normal e
uma largura mais estreita para economizar espaço. A primeira seção
da Banda de Mixagem, mostrada abaixo, altera entre os modos normal e
estreito utilizando o botão esquerdo. O botão direito oculta a
Banda de Mixagem completamente.
Nome da Trilha/Roteamento/Gravar/Pre-Fader/Plugins & Sends
A seção próxima da Banda de
Mixagem contém três regiões estreita. A primeira destas regiões,
chamada ¨Audio 1¨ na figura a seguir, apresenta o nome da trilha
que controla a Banda de Mixagem. A região seguinte, chamada ¨1¨ na
figura abaixo, é um botão que permite acessar o Roteamento de
entrada. Veja os capítulos Roteamento e Gravar Áudio para obter
mais informações sobre Roteamento de entrada. A última região
estreita é um botão para Armar a Trilha para gravar, como foi
explicado no capítulo Gravar Áudio.
A seção escura ao fundo é a
região de plugins Pre-Fader e Send. Veja Utilizar Plugins e Utilizar
Sends para obter mais informações a respeito.
Medidores Fade/Peak
O controle mais presente na
Banda de Mixagem é o Fader, que é utilizado para ajustar o ganho
global da trilha ou bus correspondente. O medidor de picos mostra o
valor do Pico da trilha selecionada, e está localizado diretamente à
direita do fader. Cada medidor de pico possui uma barra, no cado de
uma trilha mono, e duas barras, no caso de uma trilha estéreo. O
pequeno campo retangular acima dos medidores mostra o valor de pico
mais alto que foi reproduzido nessa trilha até o momento.
Como podemos ver na figura
anterior, existe uma versão menor da banda de mixagem em cada
trilha, chamada de Mixer de trilha, que contém um fader e um medidor
de picos que imitam aqueles que são encontrados na banda de mixagem
daquela trilha.
Clicando-direito no fundo da
banda de mixagem, somos capazes de selecionar o ponto de medição,
ou seja, medir a ¨entrada¨ da placa de som, o sinal pre-fader ou o
sinal post-fader.
Veja o capítulo Mixar Níveis
para obter instruções mais detalhadas sobre como utilizar o Fader e
o Medidor de Picos.
Solo
Clicamos no botão Solo para
ouvir a trilha ou bus em separado. Quando uma trilha ou bus está em
modo Solo, todas as outras trilhas que não estejam no mesmo modo
ficam inaudíveis através do Master Bus ou do Audition.
Assim como com o Fader e o
Medidor de Picos, também podemos encontrar um botão Solo
miniaturizado no mixer de trilha.
Quando colocamos em solo um
bus não se silencia nenhuma trilha e vice versa.
Quando qualquer trilha ou Bus
está em Solo, o indicador Solo no menu de Controles Auxiliares fica
iluminado em vermelho. Quando clicamos no Indicador Solo enquanto ele
está vermelho desativamnos todos os Solos da Sessão.
Mute (silenciar)
Clicamos no botão Mute para
silenciar a trilha/bus. Qualquer trilha ou bus silenciado fica
inaudível através do Master Bus ou do Audition. O mixer de trilha
também possui um botão Mute em miniatura, entre o botão de aramar
gravação e o botão Solo.
Clicando-direito no botão
Mute nos apresenta opções para que ele silencie o sinal em
diferentes pontos do caminho, como "Pre Fader", "Post
Fader", "Saídas de Controle" e "Saídas
Principais¨.
Plugins & Sends Post-Fader/Panoramização
Continuando para baixo na
banda de mixagem, logo encontramos outra região escura para utilizar
Plugins e Sends, desta vez em Post Fader. Veja Utilizar Plugins e
Utilizar Sends para obter mais informações.
Abaixo da região de Plugins &
Sends Post Fader, encontramos os controles deslizantes de
panoramização. Esses controles foram vistos a fundo no capítulo
Panoramização.
Roteamento/Comentários
Finalmente, conseguimos
alcançar o fundo da banda de mixagem. Aqui encontramos o botão de
roteamento de saída, marcado como Master, que foi explicado no
capítulo Roteamento.
O último botão da banda de
mixagem abre uma área onde podemos fazer comentários sobre a
trilha.
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