domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Usando a coluna de canal do Mixer

Usando a coluna de canal do Mixer

Mixing (Mixagem)

Mixar é o processo de converter várias trilhas em uma mixagem estéreo onde todos os instrumento podem ser ouvidos claramente. Níveis, Panoramização, Equalização (EQ), e Compressão são as principais ferramentas utilizadas para se conseguir uma boa mixagem. Além dessa ferramentas básicas, também podemos utilizar uma ampla gama de plugins de efeitos para melhorar o som, como Reverberação (Reverb) e Atraso (Delay).

Coluna de canal do Mixer (Banda de Mixagem).

A Banda de Mixagem é uma coluna vertical que contém vários controles relacionados com o fluxo do sinal. Cada trilha e bus no Ardour tem a sua própria Banda de Mixagem. A Banda de Mixagem é também uma ferramenta básica que utilizaremos no processo de mixagem das nossas trilhas. Neste capítulo, conseguiremos uma visão geral da Banda de Mixagem, com cada seção descrita. Também proporicionaremos referências aos capítulos específicos que contém a informação específica de cada aspecto da Banda de Mixagem.

A Banda de Mixagem de cima a baixo

As Bandas de Mixagem podem ser acessadas tanto pela janela Editor como pela janela do Mixer. As Bandas de mixagem em qualquer janela (Editor ou Mixer) são um espelho uma da outra: quaisquer ações realizadas em uma Banda de Mixagem na janela Mixer serão refletidas na Banda de Mixagem correspondente da janela Editor, e viceversa. A janela Editor e a janela Mixer foram vistas no capítulo Visão Geral da Interface.

Visão Geral

Aqui vemos a Banda de Mixagem inteira, como aparece na janela Editor ou na janela Mixer.

Modo Normal (Regular) & Estreito (Narrow)

Na figura anterior observamos que a Banda de Mixagem pode ser alterada entre uma largura normal e uma largura mais estreita para economizar espaço. A primeira seção da Banda de Mixagem, mostrada abaixo, altera entre os modos normal e estreito utilizando o botão esquerdo. O botão direito oculta a Banda de Mixagem completamente.

Nome da Trilha/Roteamento/Gravar/Pre-Fader/Plugins & Sends

A seção próxima da Banda de Mixagem contém três regiões estreita. A primeira destas regiões, chamada ¨Audio 1¨ na figura a seguir, apresenta o nome da trilha que controla a Banda de Mixagem. A região seguinte, chamada ¨1¨ na figura abaixo, é um botão que permite acessar o Roteamento de entrada. Veja os capítulos Roteamento e Gravar Áudio para obter mais informações sobre Roteamento de entrada. A última região estreita é um botão para Armar a Trilha para gravar, como foi explicado no capítulo Gravar Áudio.

A seção escura ao fundo é a região de plugins Pre-Fader e Send. Veja Utilizar Plugins e Utilizar Sends para obter mais informações a respeito.

Medidores Fade/Peak

O controle mais presente na Banda de Mixagem é o Fader, que é utilizado para ajustar o ganho global da trilha ou bus correspondente. O medidor de picos mostra o valor do Pico da trilha selecionada, e está localizado diretamente à direita do fader. Cada medidor de pico possui uma barra, no cado de uma trilha mono, e duas barras, no caso de uma trilha estéreo. O pequeno campo retangular acima dos medidores mostra o valor de pico mais alto que foi reproduzido nessa trilha até o momento.

Como podemos ver na figura anterior, existe uma versão menor da banda de mixagem em cada trilha, chamada de Mixer de trilha, que contém um fader e um medidor de picos que imitam aqueles que são encontrados na banda de mixagem daquela trilha.
Clicando-direito no fundo da banda de mixagem, somos capazes de selecionar o ponto de medição, ou seja, medir a ¨entrada¨ da placa de som, o sinal pre-fader ou o sinal post-fader.

Veja o capítulo Mixar Níveis para obter instruções mais detalhadas sobre como utilizar o Fader e o Medidor de Picos.

Solo

Clicamos no botão Solo para ouvir a trilha ou bus em separado. Quando uma trilha ou bus está em modo Solo, todas as outras trilhas que não estejam no mesmo modo ficam inaudíveis através do Master Bus ou do Audition.

Assim como com o Fader e o Medidor de Picos, também podemos encontrar um botão Solo miniaturizado no mixer de trilha.
Quando colocamos em solo um bus não se silencia nenhuma trilha e vice versa.
Quando qualquer trilha ou Bus está em Solo, o indicador Solo no menu de Controles Auxiliares fica iluminado em vermelho. Quando clicamos no Indicador Solo enquanto ele está vermelho desativamnos todos os Solos da Sessão.

Mute (silenciar)

Clicamos no botão Mute para silenciar a trilha/bus. Qualquer trilha ou bus silenciado fica inaudível através do Master Bus ou do Audition. O mixer de trilha também possui um botão Mute em miniatura, entre o botão de aramar gravação e o botão Solo.


Clicando-direito no botão Mute nos apresenta opções para que ele silencie o sinal em diferentes pontos do caminho, como "Pre Fader", "Post Fader", "Saídas de Controle" e "Saídas Principais¨.

Plugins & Sends Post-Fader/Panoramização

Continuando para baixo na banda de mixagem, logo encontramos outra região escura para utilizar Plugins e Sends, desta vez em Post Fader. Veja Utilizar Plugins e Utilizar Sends para obter mais informações.


Abaixo da região de Plugins & Sends Post Fader, encontramos os controles deslizantes de panoramização. Esses controles foram vistos a fundo no capítulo Panoramização.

Roteamento/Comentários

Finalmente, conseguimos alcançar o fundo da banda de mixagem. Aqui encontramos o botão de roteamento de saída, marcado como Master, que foi explicado no capítulo Roteamento.


O último botão da banda de mixagem abre uma área onde podemos fazer comentários sobre a trilha.













Nenhum comentário:

Postar um comentário