domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Regiões

Regiões

As seções de áudio são conhecidas como Regiões no Ardour. Para compor o tipo de passagem rítmica na qual estamos trabalhando, precisamos saber como Selecionar, Mover, Dividir e Recortar essas regiões, assim como saber como intensificar (Fade In) ou Atenuar (Fade Out) seu volume e criar Crossfades entre elas. Algumas dessas opções podem ser necessárias em alguns pontos específicos da composição, ou de acordo com a métrica musical, podemos também definir como a Timeline e a Grade de Quantização.

Selecionar Regiões

O comando Select/Move Objects (atalho O) está localizado logo abaixo do menu Transport na janela Editor. Essa ferramenta é uma das mais utilizadas no Ardour.


Quando está ativada o ponteiro do mouse toma esta forma:


Clicamos na forma de onda da região para selecioná-la. Podemos adicionar regiões individuais em uma seleção existente usando Control + Click (Command + Click no OS X). Tanta na região como na trilha que a contém elas ficarão azuis quando selecionamos uma regiao . Podemos selecionar regiões sequenciais em uma trilha toda de uma vez mantendo pressionada a tecla Shift enquanto selecionamos a primeira e a última Região da sequência.

Quando selecionamos uma região, devemos nos certificar de clicar na parte da forma de onda. A banda inferior com o nome da região é utilizada para uma ação diferente (veja Recortar Regiões).


Também podemos arrastar uma caixa de seleção sobre várias regiões para selecioná-las todas de uma vez só.

Mover Regiões

Quando movemos uma região, aparecerá um timecode (código de tempo) em números amarelos na tela. Este Timecode (Código de tempo) é o ponto departida da região na timeline. Podemos mover regiões horizontalmente (de lado) para um ponto diferente no tempo na mesma trilha, ou podemos mover a região selecionada verticalmente (para cima ou para baixo) para uma trilha diferente.

Quando um conjunto de uma ou mais regiões está selecionado, podemos mover o conjunto inteiro arrastando com o mouse.
Nota: Devemos nos certificar de selecionar a região pela sua seção de forma de onda, orque selecionando pela barra de título inferior é utilizado para uma ação diferente (veja Recortar Regiões).


Dica: Se clicarmos e mantivermos a tecla Alt pressionada enquanto arrastamos uma região entre trilha, a região será copiada para a nova trilha ao invés de ser somente movida.

Duplicar Regiões

Utilizamos a ferramenta Select/Move Objects para seleciona um conjunto de regiões, e utilizamos a funcao Duplicate para fazer uma cópia do conjunto (menu Regions > Duplicate Region, atalho D). As cópias aparecem imediatamente depois (e na mesma trilha) que os originais.

Na figura a seguir vemos que um som foi duplicado por duas vezes, criando-se assim um loop simples.

Utilizar Pontos de Edição

Outra forma de copiar regiões é utilizando os comandos Copy (Control + C ou Command + C em um Mac) e Paste (Control + V ou Command + V).

A posição exata onde a Região copiada será colada é determinada pelo menu de Ponto de Edição.


Caso se selecione Mouse como Ponto de Edição, a região copiada será colada na posição onde se encontra o ponteiro do mouse.
Caso se selecione Playhead (Marca ativa) como sendo o Ponto de Edição, a região copiada será colada na linha vermelha de Marca ativa na mesma trilha onde se encontra a região original.


Finalmente, caso selecionemos Marker como sendo o Ponto de Edição, então a região copiada será colada imediatamente após o Marcador de posição atualmente selecionado.

Marcadores

O marcadores são adicionados na timeline clicando-se direito na banda de marcadores de posição e selecionando-se Add New Location Marker. Os marcadores também podem ser selecionados com o mouse e movidos para novas posições.

Dividir Regiões

Dividir uma região significa dividir uma única região em duas regiões independentes. O ponto onde a região será dividida dependo do que está selecionado como Ponto de Edição. Caso esteja selecionado Mouse como Ponto de edição atual, selecionamos uma região e colocamos o ponteiro do mouse onde desejamos dividi-la. Depois usamos o comando Edit > Split Region (atalhoS).


Depois de ser dividida, a região única orignal se transforma em duas regiões independentes, com um novo nome para cada uma:

As duas novas regiões são agora inteiramente independentes. Podendo assim serem movidas e editadas em separado.

As regiões podem ser divididas utilizando-se a Playhead (marca ativa) ou um Marcador no Ponto de Edição.

Recortar Regiões

Se movimentarmos o ponteiro do mouse até a parte inferior da região, onde seu nome aparece, veremos que o ponteiro se transforma em uma seta dupla. Clicamos em uma das boradas da região e arrastamos para dentro da região, e a região será recortada em consequência. Esta técnica é chamada de de Trimming. As regiões podem ser recortadas desde o início da região (arrastando a borda esquerda para a direita) ou desde o final da região (arrastando a borda direita para a esquerda).

Esta ação é não destrutiva: nenhum áudio de fato está sendo eliminado. Esta operação é como esconder as porções das regiões que não queremos ou que já não são mais necessárias. Depois podemos desfazer isso: por exemplo, estendendo-a novamente até à sua duração original, mesmo que ela tenha sido movida ou copiada para uma outra trilha. Uma região recortada receberá um nome derivado do nome original da sua região fundamental, e veremos que estará refletida na Lista de Regiões. Por exemplo, nas imagenas anteriores, uma região original foi nomeada como sample_01 tem as suas versões recortadas nomeadas como sample_01.1, sample_01.2, ...Sample_01.15, e assim por diante.

Eliminar uma região

Uma região pode ser eliminada de uma trilha de quatro formas diferentes:
  • Selecionar a região e utilizar a tecla Delete (não a a tecla backspace) para eliminá-la.
  • Selecionar a região e utilizar as teclas fn (Função) + Backspace para eliminá-la.
  • Selecionar a região e utilizar as teclas Control + X (ou Apple + X) para cortá-la (para mais tarde colá-la).
  • Selecionar a região e utilizar a opcao Edit > Cut no menu principal para cortá-la(para mais tarde colá-la).

Devido ao fato do Ardour não ser destrutiva, as regiões não são eliminadas da Sessão e podem ser acessadas desde a aba Regions no lado direito da janela Edit.

Criar Fades nas Regiões

Um fade é uma alteração no volume de uma região, onde ela começa ou onde ela termina. Um Fade no início da região é uma intensificação (Fade In), e no final da região é uma Atenuação (Fade Out). Cada região possui dois pequenos manipuladores ao longo da parte superior, que podem ser arrastados para dentro desde qualquer borda para criar uma intensificação ou atenuação.

Clicando-direito em uma dos manipuladores de atenuação, a velocidade de atenuação pode ser ajustada de mais lenta para mais rápida.

Criar crossfade entre duas regiões

Quando uma região é atenuada enquanto outra é intensificada, isso é denominado de Crossfade. Caso duas regiões estejam em trilhas diferentes, podemos utilizar o método descrito acima com os manipuladores de atenuação. Ainda assim, caso ambas regiões estejam na mesma trilha, então o Ardour automaticamente criará um crossfade quando uma região for movida para cima de outra.

A velocidade do crossfade pode ser editada com clique-direito no crossfade e selecionando Crossfade > Edit.
Essa acao irá abrir o menu Edit > Crossfade, onde as curvas que representam a alteração de volume da cada região no crossfade podem ser selecionadas a partir de várias opções, ou redesenhadas utilizando-se os manipuladores de edição.

Utilizar configurações de grade de quantização

Faça algumas experiências com as configurações Grid, como foi dito no capítulo Configurar a Timeline, para dar classes diferentes de subdivisão, ou seja, para limitar as fronteiras de cada região à certos pontos da régua. Aqui, a grade de quantização foi ativada e colocada em Beats/4, para subdividir as regiões em semínimas dentro de cada compasso. Podemos também recortar as extremidades de alguns samples, como já foi dito antes, para que fiquem dentro da estrutura métrica que foi configurada (por exemplo, o primeiro bumbo na tela inferior foi recortado de modo que não se sobreponha com o segundo).










Nenhum comentário:

Postar um comentário