Regiões
As seções de áudio são
conhecidas como Regiões no Ardour. Para compor o tipo de passagem
rítmica na qual estamos trabalhando, precisamos saber como
Selecionar, Mover, Dividir e Recortar essas regiões, assim como
saber como intensificar (Fade In) ou Atenuar (Fade Out) seu volume e
criar Crossfades entre elas. Algumas dessas opções podem ser
necessárias em alguns pontos específicos da composição, ou de
acordo com a métrica musical, podemos também definir como a
Timeline e a Grade de Quantização.
Selecionar Regiões
O comando Select/Move Objects
(atalho O) está localizado logo abaixo do menu Transport na janela
Editor. Essa ferramenta é uma das mais utilizadas no Ardour.
Quando está ativada o
ponteiro do mouse toma esta forma:
Clicamos na forma de onda da
região para selecioná-la. Podemos adicionar regiões individuais em
uma seleção existente usando Control + Click (Command + Click no OS
X). Tanta na região como na trilha que a contém elas ficarão azuis
quando selecionamos uma regiao . Podemos selecionar regiões
sequenciais em uma trilha toda de uma vez mantendo pressionada a
tecla Shift enquanto selecionamos a primeira e a última Região da
sequência.
Quando selecionamos uma
região, devemos nos certificar de clicar na parte da forma de onda.
A banda inferior com o nome da região é utilizada para uma ação
diferente (veja Recortar Regiões).
Também podemos arrastar uma
caixa de seleção sobre várias regiões para selecioná-las todas
de uma vez só.
Mover Regiões
Quando movemos uma região,
aparecerá um timecode (código de tempo) em números amarelos na
tela. Este Timecode (Código de tempo) é o ponto departida da região
na timeline. Podemos mover regiões horizontalmente (de lado) para um
ponto diferente no tempo na mesma trilha, ou podemos mover a região
selecionada verticalmente (para cima ou para baixo) para uma trilha
diferente.
Quando um conjunto de uma ou
mais regiões está selecionado, podemos mover o conjunto inteiro
arrastando com o mouse.
Nota:
Devemos nos
certificar de selecionar a região pela sua seção de forma de onda,
orque selecionando pela barra de título inferior é utilizado para
uma ação diferente (veja Recortar Regiões).
Dica: Se
clicarmos e mantivermos a tecla Alt pressionada enquanto arrastamos
uma região entre trilha, a região será copiada para a nova trilha
ao invés de ser somente movida.
Duplicar Regiões
Utilizamos a ferramenta
Select/Move Objects para seleciona um conjunto de regiões, e
utilizamos a funcao Duplicate para fazer uma cópia do conjunto (menu
Regions > Duplicate Region, atalho D). As cópias aparecem
imediatamente depois (e na mesma trilha) que os originais.
Na figura a seguir vemos que
um som foi duplicado por duas vezes, criando-se assim um loop
simples.
Utilizar Pontos de Edição
Outra forma de copiar regiões
é utilizando os comandos Copy (Control + C ou Command + C em um Mac)
e Paste (Control + V ou Command + V).
A posição exata onde a
Região copiada será colada é determinada pelo menu de Ponto de
Edição.
Caso se selecione Mouse como
Ponto de Edição, a região copiada será colada na posição onde
se encontra o ponteiro do mouse.
Caso se selecione Playhead
(Marca ativa) como sendo o Ponto de Edição, a região copiada será
colada na linha vermelha de Marca ativa na mesma trilha onde se
encontra a região original.
Finalmente, caso selecionemos
Marker como sendo o Ponto de Edição, então a região copiada será
colada imediatamente após o Marcador de posição atualmente
selecionado.
Marcadores
O marcadores são adicionados
na timeline clicando-se direito na banda de marcadores de posição e
selecionando-se
Add
New Location Marker.
Os marcadores também podem ser selecionados com o mouse e movidos
para novas posições.
Dividir Regiões
Dividir uma região significa
dividir uma única região em duas regiões independentes. O ponto
onde a região será dividida dependo do que está selecionado como
Ponto de Edição. Caso esteja selecionado Mouse como Ponto de edição
atual, selecionamos uma região e colocamos o ponteiro do mouse onde
desejamos dividi-la. Depois usamos o comando Edit
> Split
Region
(atalhoS).
Depois de ser dividida, a
região única orignal se transforma em duas regiões independentes,
com um novo nome para cada uma:
As duas novas regiões são
agora inteiramente independentes. Podendo assim serem movidas e
editadas em separado.
As regiões podem ser
divididas utilizando-se a Playhead (marca ativa) ou um Marcador no
Ponto de Edição.
Recortar Regiões
Se movimentarmos o ponteiro do
mouse até a parte inferior da região, onde seu nome aparece,
veremos que o ponteiro se transforma em uma seta dupla. Clicamos em
uma das boradas da região e arrastamos para dentro da região, e a
região será recortada em consequência. Esta técnica é chamada de
de Trimming. As regiões podem ser recortadas desde o início da
região (arrastando a borda esquerda para a direita) ou desde o final
da região (arrastando a borda direita para a esquerda).
Esta ação é não
destrutiva: nenhum áudio de fato está sendo eliminado. Esta
operação é como esconder as porções das regiões que não
queremos ou que já não são mais necessárias. Depois podemos
desfazer isso: por exemplo, estendendo-a novamente até à sua
duração original, mesmo que ela tenha sido movida ou copiada para
uma outra trilha. Uma região recortada receberá um nome derivado do
nome original da sua região fundamental, e veremos que estará
refletida na Lista de Regiões. Por exemplo, nas imagenas anteriores,
uma região original foi nomeada como sample_01 tem as suas versões
recortadas nomeadas como sample_01.1, sample_01.2, ...Sample_01.15, e
assim por diante.
Eliminar uma região
Uma região pode ser eliminada
de uma trilha de quatro formas diferentes:
- Selecionar a região e utilizar a tecla Delete (não a a tecla backspace) para eliminá-la.
- Selecionar a região e utilizar as teclas fn (Função) + Backspace para eliminá-la.
- Selecionar a região e utilizar as teclas Control + X (ou Apple + X) para cortá-la (para mais tarde colá-la).
- Selecionar a região e utilizar a opcao Edit > Cut no menu principal para cortá-la(para mais tarde colá-la).
Devido ao fato do Ardour não
ser destrutiva, as regiões não são eliminadas da Sessão e podem
ser acessadas desde a aba Regions no lado direito da janela Edit.
Criar Fades nas Regiões
Um fade é uma alteração no
volume de uma região, onde ela começa ou onde ela termina. Um Fade
no início da região é uma intensificação (Fade In), e no final
da região é uma Atenuação (Fade Out). Cada região possui dois
pequenos manipuladores ao longo da parte superior, que podem ser
arrastados para dentro desde qualquer borda para criar uma
intensificação ou atenuação.
Clicando-direito em uma dos
manipuladores de atenuação, a velocidade de atenuação pode ser
ajustada de mais lenta para mais rápida.
Criar crossfade entre duas regiões
Quando uma região é atenuada
enquanto outra é intensificada, isso é denominado de Crossfade.
Caso duas regiões estejam em trilhas diferentes, podemos utilizar o
método descrito acima com os manipuladores de atenuação. Ainda
assim, caso ambas regiões estejam na mesma trilha, então o Ardour
automaticamente criará um crossfade quando uma região for movida
para cima de outra.
A velocidade do crossfade pode
ser editada com clique-direito no crossfade e selecionando Crossfade
> Edit.
Essa acao irá abrir o menu
Edit > Crossfade, onde as curvas que representam a alteração de
volume da cada região no crossfade podem ser selecionadas a partir
de várias opções, ou redesenhadas utilizando-se os manipuladores
de edição.
Utilizar configurações de grade de quantização
Faça algumas experiências
com as configurações Grid, como foi dito no capítulo Configurar a
Timeline, para dar classes diferentes de subdivisão, ou seja, para
limitar as fronteiras de cada região à certos pontos da régua.
Aqui, a grade de quantização foi ativada e colocada em Beats/4,
para subdividir as regiões em semínimas dentro de cada compasso.
Podemos também recortar as extremidades de alguns samples, como já
foi dito antes, para que fiquem dentro da estrutura métrica que foi
configurada (por exemplo, o primeiro bumbo na tela inferior foi
recortado de modo que não se sobreponha com o segundo).
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