Começando uma Sessão
O Ardour organiza o seu
trabalho em Sessões (Sessions).
Uma Sessão é um grupo de trilhas (Tracks)
que eventualmente são mixadas em um único arquivo de áudio Mono,
Stereo ou multicanal. Podemos encarar as Sessões como sendo
Projetos; e todos os dados do projeto são salvos em uma pasta de
projeto, que nesse caso é uma pasta de sessão ou Pasta Session.
Quando você inicia o Ardour,
lhe é perguntado se deseja iniciar uma nova Sessão ou se prefere
abrir uma Sessão que já existe. Ao criar uma nova Sessão deverá
ser dado um nome a ela. Também é necessário informar ao Ardour
onde a pasta da sessão será armazenada. Feito tudo isso é só
clicar em 'New'.
O Ardour criará uma nova sessão e irá abri-la.
Opções Avançadas
O parâmetro Sample
Rate (quantidade de
samples de áudio que são gravados em um minuto) de cada nova Sessão
será sempre igual ao parâmetro Sample Rate que está configurado no
JACK. O Ardour permite abrir apenas uma Sessão que tenha sido criada
com o Sample Rate igual ao que está atualmente configurado no JACK.
Por exemplo, uma Sessão criada quando o JACK estava rodando em 96
kHz não será aberta caso o JACK esteja atualmente rodando em 48
kHz.
Caso clique em Advanced
Options, você terá
acesso às seguintes opções:
- Se deve ou não ser criado um Master Bus (ou seja, a saída principal de áudio no final da sessão), e quantos canais ela terá.
- Se deve ou não ser criado um Monitor Bus, e quantos canais ele irá ter.
- Se devem ou não serem conectadas as entradas da interface de áudio do computador (a placa de som) nas trilhas da Sessão, e quantos canais serão usados.
- Se devem ou não serem conectadas as saídas do Master Bus ou das saídas da placa de áudio, e quantos canais serão usados.
Para criar uma Sessão depois
do Ardour ter sido iniciado, use o comando Session
> New
no menu.
Configurando a Timeline
Devido ao fato de diferentes
usuários utilizarem o Ardour para diferentes tarefas, a maneira de
medir o tempo no programa pode ser alterada. Usuários que estão
usando o Ardour para criar trilhas sonoras para documentários ou
filmes podem usar a timeline expressa em Minutos
e Segundos,
por exemplo, enquanto que em tarefas de gravação de bandas ou em
produção de música eletrônica o melhor é usar a timeline em Bars
and Beats, ou
seja, Compassos e Tempos de Compasso. Produtores de Vídeo irão
achar frames-per-second Timecode
mais útil, enquanto aqueles que necessitarem de maior precisão irão
usar Samples.
Todas essas formas de apresentação da régua de tempo podem ser
usadas no Ardour de forma que qualquer um, não importando a tarefa,
poderá organizar o seu trabalho sempre da melhor forma.
Relógios Primário e Secundário
Existem dois relógios no topo
da janela Editor
que mostram o tempo em formatos diferentes: Timecode,
Bars:Beats,
Minutes:Seconds
e Samples.
Para alterar o formato de cada um dos relógios basta clicar-direito
no respectivo relógio.
Modos Snap (atração à grade de quantização)
Os menus Snap
Mode estão
localizados logo abaixo dos relógios. Eles controlam a resolução
da grade de quantização, ou seja, a força de atração de uma
Região de
áudio ao tipo de grade escolhido.
Quando No
Grid é escolhido,
as Regiões podem ser movidas/deslocadas livremente pelas trilhas.
Quando Grid
está escolhido, as Regiões são "extraídas" ao ponto da
grade de quantização mais próximo (Grid
Point). Quando
Magnetic
está escolhido, as Regiões podem ser movidas livremente, porém
serão atraídas ao Grid Point quando forem soltas muito próximas a
um desses pontos.
O meu do meio, Units,
é usado para selecionar o tipo que será o Grid Points, tal como
Beats, Bars, Marks, Minutes, Seconds, vários aspectos de SMPTE
Timecode, ou margens de Regiões.
Timeline
A régua de tempo ou Timeline
está localizada logo abaixo dos menus Snap Mode, e acima do Main
Canvas. Quando clicamos-direito nela, podemos configurar, marcar os
campos para que sejam apresentados diferentes tipos de informação
de tempo.
Minutos/Segundos
Para que a medida da régua de
tempo seja em Minutos e Segundos, clique-direito na régua de tempo e
selecione Minutes:Seconds.
Você pode configurar a grade de quantização tanto em Segundos como
em Minutos.
Compassos/Tempos de compasso
Para que a medida da régua de
tempo seja em Compassos/Tempos de Compasso, clique-direito na régua
de tempo e selecione Beats/Bars.
Você pode configurar a grade tanto em Bars,
Beats
ou em um valor múltiplo de beats, como 3, 4, 8, 16 ou 32.
É possível configurar Meter
(medida de compasso) e Tempo
(andamento) de toda a Sessão do Ardour, assim como alterar esses
valores em diferentes pontos de uma mesma Sessão. Para mais
informação sobre isso, veja Configurando
a medida de compasso.
Timecode
Para trabalhar com o código
de tempo de vídeo SMPTE, primeiro é necessário configurar Timecode
fps (Frames per
Second). Isso é encontrado no menu principal do Ardour em Options
> Sync >Timecode fps.
Uma vez tenha feito isso,
certifique-se que a régua fique em Timecode clicando-direito na
régua de tempo e marcando a opção Timecode.
Você pode configurar a grade de quantização em Grid to SMPTE
Frames, SMPTE
Seconds e SMPTE
Minutes.
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