domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Começando uma Sessão

Começando uma Sessão

O Ardour organiza o seu trabalho em Sessões (Sessions). Uma Sessão é um grupo de trilhas (Tracks) que eventualmente são mixadas em um único arquivo de áudio Mono, Stereo ou multicanal. Podemos encarar as Sessões como sendo Projetos; e todos os dados do projeto são salvos em uma pasta de projeto, que nesse caso é uma pasta de sessão ou Pasta Session.

Quando você inicia o Ardour, lhe é perguntado se deseja iniciar uma nova Sessão ou se prefere abrir uma Sessão que já existe. Ao criar uma nova Sessão deverá ser dado um nome a ela. Também é necessário informar ao Ardour onde a pasta da sessão será armazenada. Feito tudo isso é só clicar em 'New'. O Ardour criará uma nova sessão e irá abri-la.



Opções Avançadas

O parâmetro Sample Rate (quantidade de samples de áudio que são gravados em um minuto) de cada nova Sessão será sempre igual ao parâmetro Sample Rate que está configurado no JACK. O Ardour permite abrir apenas uma Sessão que tenha sido criada com o Sample Rate igual ao que está atualmente configurado no JACK. Por exemplo, uma Sessão criada quando o JACK estava rodando em 96 kHz não será aberta caso o JACK esteja atualmente rodando em 48 kHz.

Caso clique em Advanced Options, você terá acesso às seguintes opções:

  • Se deve ou não ser criado um Master Bus (ou seja, a saída principal de áudio no final da sessão), e quantos canais ela terá.
  • Se deve ou não ser criado um Monitor Bus, e quantos canais ele irá ter.
  • Se devem ou não serem conectadas as entradas da interface de áudio do computador (a placa de som) nas trilhas da Sessão, e quantos canais serão usados.
  • Se devem ou não serem conectadas as saídas do Master Bus ou das saídas da placa de áudio, e quantos canais serão usados.


Para criar uma Sessão depois do Ardour ter sido iniciado, use o comando Session > New no menu.



Configurando a Timeline

Devido ao fato de diferentes usuários utilizarem o Ardour para diferentes tarefas, a maneira de medir o tempo no programa pode ser alterada. Usuários que estão usando o Ardour para criar trilhas sonoras para documentários ou filmes podem usar a timeline expressa em Minutos e Segundos, por exemplo, enquanto que em tarefas de gravação de bandas ou em produção de música eletrônica o melhor é usar a timeline em Bars and Beats, ou seja, Compassos e Tempos de Compasso. Produtores de Vídeo irão achar frames-per-second Timecode mais útil, enquanto aqueles que necessitarem de maior precisão irão usar Samples. Todas essas formas de apresentação da régua de tempo podem ser usadas no Ardour de forma que qualquer um, não importando a tarefa, poderá organizar o seu trabalho sempre da melhor forma.

Relógios Primário e Secundário

Existem dois relógios no topo da janela Editor que mostram o tempo em formatos diferentes: Timecode, Bars:Beats, Minutes:Seconds e Samples. Para alterar o formato de cada um dos relógios basta clicar-direito no respectivo relógio.

Modos Snap (atração à grade de quantização)

Os menus Snap Mode estão localizados logo abaixo dos relógios. Eles controlam a resolução da grade de quantização, ou seja, a força de atração de uma Região de áudio ao tipo de grade escolhido.


Quando No Grid é escolhido, as Regiões podem ser movidas/deslocadas livremente pelas trilhas. Quando Grid está escolhido, as Regiões são "extraídas" ao ponto da grade de quantização mais próximo (Grid Point). Quando Magnetic está escolhido, as Regiões podem ser movidas livremente, porém serão atraídas ao Grid Point quando forem soltas muito próximas a um desses pontos.


O meu do meio, Units, é usado para selecionar o tipo que será o Grid Points, tal como Beats, Bars, Marks, Minutes, Seconds, vários aspectos de SMPTE Timecode, ou margens de Regiões.

Timeline

A régua de tempo ou Timeline está localizada logo abaixo dos menus Snap Mode, e acima do Main Canvas. Quando clicamos-direito nela, podemos configurar, marcar os campos para que sejam apresentados diferentes tipos de informação de tempo.

Minutos/Segundos

Para que a medida da régua de tempo seja em Minutos e Segundos, clique-direito na régua de tempo e selecione Minutes:Seconds. Você pode configurar a grade de quantização tanto em Segundos como em Minutos.

Compassos/Tempos de compasso

Para que a medida da régua de tempo seja em Compassos/Tempos de Compasso, clique-direito na régua de tempo e selecione Beats/Bars. Você pode configurar a grade tanto em Bars, Beats ou em um valor múltiplo de beats, como 3, 4, 8, 16 ou 32.

É possível configurar Meter (medida de compasso) e Tempo (andamento) de toda a Sessão do Ardour, assim como alterar esses valores em diferentes pontos de uma mesma Sessão. Para mais informação sobre isso, veja Configurando a medida de compasso.

Timecode

Para trabalhar com o código de tempo de vídeo SMPTE, primeiro é necessário configurar Timecode fps (Frames per Second). Isso é encontrado no menu principal do Ardour em Options > Sync >Timecode fps.

Uma vez tenha feito isso, certifique-se que a régua fique em Timecode clicando-direito na régua de tempo e marcando a opção Timecode. Você pode configurar a grade de quantização em Grid to SMPTE Frames, SMPTE Seconds e SMPTE Minutes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário