domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Roteamento entre programas JACK

Roteamento entre programas JACK

Como o JACK gerencia as conexões de áudio de qualquer aplicação que o utiliza, o JACK pode ser utilizado para conectar a saída de uma aplicação na entrada de uma outra aplicação. Neste capítulo, iremos conectar a saída do Pure Data Extended (um programa da FLOSS) na entrada do Ardour.

Dica: Pure Data Extended pode ser baixado em http://puredata.org/ e o seu manual pode ser encontrado em http://en.flossmanuals.net/puredata

Configurar Pure Data Extended para reproduzir um tom de teste via JACK


Para este exemplo, abrimos o Pure Data Extended pelo menu de aplicações (Applications > Pd-extended). Depois informamos ao Pure Data Extended que utilize o sistema de áudio JACK clicando em Media > jack. Depois, dentro do Pure Data Extended abrimos um simples patch que emita um tom de teste com Media > Test Audio and MIDI. Quando clicamos na caixa marcada como "-20" sob o texto TEST SIGNAL é produzida uma tonalidade de teste que podemos rotear para o Ardour.

Criando uma nova trilha no Ardour

Primeiro crie uma nova trilha no Ardour chamada From Pure Data, e a arme para gravação.

Fazer a conexão com Jack Pilot ou Qjackctl

Agora, utilizando o gerenciador de conexões JACK Pilot (ou o menu de conexões do Qjackctl), buscamos as saídas do Pure Data Extended, encontradas aqui como "output0" e "output1" em "pure_data_0". Selecionando uma saída e clicando em uma das entradas etiquetadas como "From Pure Data/in", a saída de áudio do Pure Data Extended é conectada em uma entrada do Ardour.

Fazer a conexão com o menu de entrada da Coluna de Canal do Mixer do Ardour

O menu Input Routing da coluna de canal do Mixer também pode ser utilizado para se fazer conexões, como é mostrado aqui. Visto que a trilha está armada para gravação, vemos os Níveis do sinal sendo enviados ao Ardour desde o Pure Data Extended no Mixer do Editor. Daqui, segue o procedimento normal para gravar o sinal.







Nenhum comentário:

Postar um comentário