domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Roteamento

Roteamento

Rotear um sinal de áudio é enviá-lo de um lugar a outro. Além de obter sinais de áudio de e para o Ardour, o roteamento desempenha um papel importante dentro do próprio Ardour. Exemplos de uso de roteamento dentro do Ardour é incluir áudio de roteamento de Trilhas para o Master Bus ou para outros Busses, criando 'envios' Sends, ou encaminhamento de saídas de Bus para o Master Bus, etc. (veja o capítulo sobre a criação de uma trilha para obter uma explicação de Trilhas e Busses). Todos os roteamentos, tanto interno como externo para o Ardour, é tratado pelo JACK.

Roteamento no Ardour

O roteamento padrão de entradas, trilhas e busses no Ardour é determinado quando uma nova sessão é criada em Advanced Options (Opções Avançadas) do diálogo New Session. Por padrão, o roteamento é o seguinte:

  • As entradas de dispositivos de áudio são roteadas para as entradas de Trilha.
  • Todas as saídas de Trilhas e Busses são encaminhadas para as entradas do Bus Master.
  • As saídas do Bus Master são roteadas para as saídas do dispositivo de áudio.

Observe que quando um novo Bus é criado, nada é roteado para sua entrada.

Esta configuração de roteamento faz sentido para as sessões que contém apenas trilhas, mas para fazer uso de qualquer um Bus (com exceção do Master Bus) ou para ser mais criativo com os caminhos dos sinais de áudio dentro do Ardour, precisamos ser capazes de alterar o roteamento. Isso pode ser feito na janela Connections Manager do JACK, mas é muito mais conveniente fazer isso dentro do próprio Ardour.

Podemos editar o roteamento de cada trilha ou bus, clicando sobre os botões de entrada ou saída correspondentes na parte superior e inferior da coluna no Mixer. Ao passar o ponteiro do mouse sobre um botão de roteamento obteremos uma dica de ferramenta que aparece mostrando a rota atual.


Quando clicamos no botão Routing, abre-se um menu que permite a edição do roteamento, a desconexão completa, ou a seleção de um esquema de roteamento a partir de uma pequena lista.


Quando selecionamos 'Edit', é aberta uma janela Routing Editor.


Esta janela é funcionalmente muito semelhante ao Connections Manager do JACK. Ela apenas parece e funciona um pouco diferente. É importante perceber que quaisquer rotas que fazemos ou desconectamos dentro do Ardour estão de fato no JACK.

A barra de título do Editor de roteamento mostra o que está sendo roteado (neste caso, as entradas da trilha BackBeat). O painel à esquerda ("Inputs") mostra quantas portas de entrada essa trilha tem (duas, neste caso: "in 1" e "in 2"), e qual porta está recebendo sinais (neste exemplo "system:capture_1" e "system:capture_2"). Quando clicamos em uma conexão existente a desconectamos.

O painel do lado direito ("Available connections", "conexões disponíveis") mostra as portas disponíveis dentro do Ardour, exibidas na guia "ardour" e, as de fora do Ardour, na aba "system". Toda disponíveis para conexão com as portas de entrada da trilha que está sendo atualmente editada.

Encontramos uma janela similar onde podemos rotear a saída de uma trilha ou bus clicando no botão "Output" que está localizado na parte de baixo de cada coluna de canal no Mixer.

Nesta sessão de exemplo, existem duas trilhas de guitarra e um Bus não usado chamado Guitar Bus. Vamos supor que queremos enviar a saída das duas trilhas de guitarra para o Guitar Bus ao invés de enviar para o Master Bus. Isso pode ser útil para controlar o volume da ambas as trilhas de guitarra com apenas um Fader (neste caso o fader do Guitar Bus). Então a saída do Guitar Bus, terá a soma das duas guitarras, indo diretamente para o Master Bus.

Eis aqui como editar o roteamento de saída de uma trilha de guitarra de forma a enviar as suas saídas para as entradas do Bus.

Desconectamos as saídas da trilha GuitarSolo Track das portas "ardour:master/in" clicando nelas. Então clicamos nas portas "ardour:Guitar Bus/in" desejadas de forma a conectá-las. Depois fazemos a mesma coisa na segunda trilha de guitarra. A janela de conexão de cada trilha de guitarra deverá estar assim:


Agora ambas trilhas de guitarra estão roteadas para o Guitar Bus, e não mais para o Master Bus. Agora temos que nos certificar que o Guitar Bus, por sua vez, esteja roteado para o Master Bus (o roteamento de saída de um Bus é feito da mesma forma que o roteamento de saída de uma trilha), de forma que possamos continuar ouvindo o som das duas trilhas de guitarra. Agora podemos controlar o volume de ambas guitarras, ao mesmo tempo, movimentando o fader do Guitar Bus. Além disso, podemos adicionar plugins no Guitar Bus para processar o som de ambas as guitarras ao mesmo tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário