domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Dinâmicas

Dinâmicas

Um dos principais problemas que encontramos na tarefa de mixagem é que os trecho fortes ficam muito fortes e as partes suaves não são tão suaves. Este tipo de problema não tem fácil solução quando utilizamos somente faders para ajustar os níveis. Podemos colocar os níveis tão altos a ponto de saturar, ou que seja adicionado ruído de fundo indesejado devido ao aumento dos níveis. Esse tipo de problema tem a ver com a Faixa Dinâmica, ou seja, a diferença entre os trechos mais forte e mais suaves de uma sessão. Existem vários tipos de ferramentas para ajustar a Faixa Dinâmica disponível no Ardou, como Plugins LADSPA, incluindo Limitação, Compressão e Abertura (Gating).

Limiting (Limitação)

Um limiter é uma ferramenta que impede que o volume de trilha supere um determinado nível, normalmente o nível de pico (0dB) ou algo próximo a isso. Muitos limiters possuem a opção para aumentar os níveis do sinal entrante antes que sejam limitados, e assim podemos "fechar o vazio" entre os trechos mais sonoros e mais silenciosos da mixagem. Podemos utilizar um limiter no Master Bus para impedir que o nível geral da mixagem fique saturado. Os limiters são utilizados quase sempre em modo post fader.

Entre os plugins LADSPA encontramos o Fast Lookahead Limiter. Para limitar com este limiter simplesmente ajustamos o "Limit (dB)". Este tipo de limiter literalmente enxerga à frente no sinal, por alguns milessegundos, e quando vê que o sinal está a ponto de superar o limite imposto, automaticamente diminui os níveis, evitando assim a saturação.

O controle Input gain determina o quanto é incrementado nos níveis antes que alcancem o limiter, e o medidor Attenuation (dB) "no lado direito mostra o quanto se reduz nos níveis em qualquer momento dado. Enquanto a redução em volume é quase instantânea, o controle Release time (s) determina quanto tempo o limiter leva para regressar a 0 dB de Atenuação.

Observe que quanto "mais duro" se maneja o limiter (incrementando o ganho de entrada e/ou diminuindo o limite de pico máximo permitido), mais redução forçamos o limiter a fazer, e será mais provável que ocorram artefatos de processamento (como distorsões ou alterações erráticas no volume). No Master Bus, normalmente é melhor evitar limitação excessiva.

Compressão

Um compressor impulsiona o volume global de um som, e depois o ¨aperta¨, dependendo do quão sonoro seja. Isso pode fazer com que as vozes soem mais inclusive ou que os tambores soem mais cheios e mais fortes. O efeito final é similar a como um limiter pode reduzir a faixa entre o mais suave e o mais forte dos sons, mesmo assim o efeito é mais seletivo quando utilizamos um Compressor.
Um compressor mais simples possui poucos controles, como o plugin LADSPA "Simple Compressor" que é visto na figura a seguir. Aqui, o Threshold estabelece o nível no qual o compressor começará a atuar, e o Compression Ratio controla o quanto "aperta" o som no compressor. Os parâmetros "Atack" e "Decay" controlam o tempo em que o compressor atua no som.

Um compressor mais complexo, como o LADSPA "SC1 Compressor", encontrado entre os plugins do Ardour na pasta "Steve Harris". Este compressor possui três botões principais: "Thresold level (dB)", "Ratio (1:n)" e "Makeup gain (dB). O threshold põe o nível em que o compressor irá comprimir ou apertará o som. O Ratio controla o quanto apertará quando o nível threshold for alcançado. O Makeup aumenta o sinal inteiro depois de ocorrer a compressão. Para suavizar uma voz podemos por um nível de threshold em −10dB um um Ratio de 2'5, e então recuperar o volume com o "Make-up Gain".


Os outros três controles Attack time (ms), Release time (ms) e Knee radius (dB)"— permitem controlar a forma da compressão. Para uma compressão vocal suave, temos que ter um Attack time semi-rápido de modo que o compressor colha o início de cada palavra, um Release time mais lento para deixar que a voz soe, e um Knee suave para criar uma forma de compressão que não seja facilmente notada. Caso queira fazer com que os tambores soem grandes, podemos testar um Attack time lento de forma que não seja comprimido o pop do tambor, um Release rápido de forma que o compressor possa colher o próximo golpe do tambor, e um Ratio grande para fazer as Dinâmicas entre o início e o fim do golpe de tambor similares.

Gating

A classe mais simples de Gate deixa passar um sinal através quando é superior a certo nível, e bloqueia o sinal quando é menor que aquele. Os gates normalmente são utilizados como um tipo de noise reduction. Por exemplo, o gate em um canal de microfone pode ser aberto somente enquanto o cantor está cantando, impedindo que outros ruídos de fundo venham através também quando não se está cantando. Os gates nas peças de bateria também são um velho truque de estúdio para colocar o som mais afilado.

Aqui o plugin LADSPA "Hard Gate" apresenta apenas um parâmetro de controle o Threshold onde o gate irá abrir e deixar passar o sinal.

Outras classes de gates como o plugin Gate de Steve Harris, são mais complexos. Possuem controles independentes sobre quando a porta abre (o "Attack") e fecha ("Decay"), assim como outros parâmetros bastante similares àqueles descritos para o SC Compressor anteriormente mostrado.












Nenhum comentário:

Postar um comentário