Dinâmicas
Um dos principais problemas
que encontramos na tarefa de mixagem é que os trecho fortes ficam
muito fortes e as partes suaves não são tão suaves. Este tipo de
problema não tem fácil solução quando utilizamos somente faders
para ajustar os níveis. Podemos colocar os níveis tão altos a
ponto de saturar, ou que seja adicionado ruído de fundo indesejado
devido ao aumento dos níveis. Esse tipo de problema tem a ver com a
Faixa Dinâmica, ou seja, a diferença entre os trechos mais forte e
mais suaves de uma sessão. Existem vários tipos de ferramentas para
ajustar a Faixa Dinâmica disponível no Ardou, como Plugins LADSPA,
incluindo Limitação, Compressão e Abertura (Gating).
Limiting (Limitação)
Um limiter é uma ferramenta
que impede que o volume de trilha supere um determinado nível,
normalmente o nível de pico (0dB) ou algo próximo a isso. Muitos
limiters possuem a opção para aumentar os níveis do sinal entrante
antes que sejam limitados, e assim podemos "fechar o vazio"
entre os trechos mais sonoros e mais silenciosos da mixagem. Podemos
utilizar um limiter no Master Bus para impedir que o nível geral da
mixagem fique saturado. Os limiters são utilizados quase sempre em
modo post fader.
Entre os plugins LADSPA
encontramos o Fast Lookahead Limiter. Para limitar com este limiter
simplesmente ajustamos o "Limit (dB)". Este tipo de limiter
literalmente enxerga à frente no sinal, por alguns milessegundos, e
quando vê que o sinal está a ponto de superar o limite imposto,
automaticamente diminui os níveis, evitando assim a saturação.
O controle Input gain
determina o quanto é incrementado nos níveis antes que alcancem o
limiter, e o medidor Attenuation (dB) "no lado direito mostra o
quanto se reduz nos níveis em qualquer momento dado. Enquanto a
redução em volume é quase instantânea, o controle Release time
(s) determina quanto tempo o limiter leva para regressar a 0 dB de
Atenuação.
Observe que quanto "mais
duro" se maneja o limiter (incrementando o ganho de entrada e/ou
diminuindo o limite de pico máximo permitido), mais redução
forçamos o limiter a fazer, e será mais provável que ocorram
artefatos de processamento (como distorsões ou alterações
erráticas no volume). No Master Bus, normalmente é melhor evitar
limitação excessiva.
Compressão
Um compressor impulsiona o
volume global de um som, e depois o ¨aperta¨, dependendo do quão
sonoro seja. Isso pode fazer com que as vozes soem mais inclusive ou
que os tambores soem mais cheios e mais fortes. O efeito final é
similar a como um limiter pode reduzir a faixa entre o mais suave e o
mais forte dos sons, mesmo assim o efeito é mais seletivo quando
utilizamos um Compressor.
Um compressor mais simples
possui poucos controles, como o plugin LADSPA "Simple
Compressor" que é visto na figura a seguir. Aqui, o Threshold
estabelece o nível no qual o compressor começará a atuar, e o
Compression Ratio controla o quanto "aperta" o som no
compressor. Os parâmetros "Atack" e "Decay"
controlam o tempo em que o compressor atua no som.
Um compressor mais complexo,
como o LADSPA "SC1 Compressor", encontrado entre os plugins
do Ardour na pasta "Steve Harris". Este compressor possui
três botões principais: "Thresold level (dB)", "Ratio
(1:n)" e "Makeup gain (dB). O threshold põe o nível em
que o compressor irá comprimir ou apertará o som. O Ratio controla
o quanto apertará quando o nível threshold for alcançado. O Makeup
aumenta o sinal inteiro depois de ocorrer a compressão. Para
suavizar uma voz podemos por um nível de threshold em −10dB um um
Ratio de 2'5, e então recuperar o volume com o "Make-up Gain".
Os outros três controles
Attack time (ms), Release time (ms) e Knee radius (dB)"—
permitem controlar a forma da compressão. Para uma compressão vocal
suave, temos que ter um Attack time semi-rápido de modo que o
compressor colha o início de cada palavra, um Release time mais
lento para deixar que a voz soe, e um Knee suave para criar uma forma
de compressão que não seja facilmente notada. Caso queira fazer com
que os tambores soem grandes, podemos testar um Attack time lento de
forma que não seja comprimido o pop do tambor, um Release rápido de
forma que o compressor possa colher o próximo golpe do tambor, e um
Ratio grande para fazer as Dinâmicas entre o início e o fim do
golpe de tambor similares.
Gating
A classe mais simples de Gate
deixa passar um sinal através quando é superior a certo nível, e
bloqueia o sinal quando é menor que aquele. Os gates normalmente são
utilizados como um tipo de noise reduction. Por exemplo, o gate em um
canal de microfone pode ser aberto somente enquanto o cantor está
cantando, impedindo que outros ruídos de fundo venham através
também quando não se está cantando. Os gates nas peças de bateria
também são um velho truque de estúdio para colocar o som mais
afilado.
Aqui o plugin LADSPA "Hard
Gate" apresenta apenas um parâmetro de controle o Threshold
onde o gate irá abrir e deixar passar o sinal.
Outras classes de gates como o
plugin Gate de Steve Harris, são mais complexos. Possuem controles
independentes sobre quando a porta abre (o "Attack") e
fecha ("Decay"), assim como outros parâmetros bastante
similares àqueles descritos para o SC Compressor anteriormente
mostrado.
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