domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Gravação de áudio

Gravação de áudio

Além da importação de áudio, outra maneira de criar Regiões em uma sessão Ardour é gravar um áudio novo. A fonte deste áudio pode ser a entrada de linha ou de microfone da interface de áudio, ou pode até mesmo ser o som proveniente de outros aplicativos do seu computador que foram ligados ao Ardour via JACK. Consulte a seção sobre roteamento para obter mais detalhes.

Aqui veremos como gravar áudio de uma fonte externa (como por exemplo, um microfone) em uma trilha do Ardour.

Em primeiro lugar, você deve verificar que as entradas apropriadas tenham sido encaminhadas para a trilha que será gravada. Selecione a trilha clicando no espaço vazio, logo abaixo de seu nome e controle deslizante de volume. A trilha fica realçada. A Mixer Strip, localizada no lado esquerdo da janela Editor deve agora estar mostrando a Trilha que foi selecionada (Audio 1, no caso deste exemplo). Logo abaixo do nome da trilha na Mixer Strip encontramos um botão que permite editar o roteamento. Clicamos neste botão e selecionamos Edit para investigar o Roteamento.


Na imagem abaixo podemos ver que a primeira e a segunda entrada da trilha estão recebendo sinais de system: capture_1 e system: capture_2, respectivamente.

No lado direito, na seção Available connections (conexões disponíveis), vemos duas abas: ardour e system. A aba ardour mostra as conexões que podem ser feitas de outras fontes dentro do Ardour. A aba system mostra as conexões de áudio disponíveis fora do Ardour (por exemplo, o microfone do computador ou as entradas da placa de som). Em ambos casos, Este menu Routing se comunica diretamente com o JACK para alterar o roteamento do sistema JACK.

Para selecionar uma fonte para cada entrada, selecione in1 ou in2 com o mouse, e depois clique em uma das opções existentes em Available connections. Uma vez estando selecionada uma conexão para uma das entradas, a outra entrada será automaticamente selecionada. Observe que com as configurações padrão, as entradas da placa de som são automaticamente roteadas para as entradas das Trilhas. Clique em Close para fechar este diálogo.

Nota: O exemplo assume que estamos gravando um som estéreo em uma trilha estéreo. Caso queira gravar em Mono, as instruções são as mesmas: simplesmente removemos in2 clicando em Remove.

Armando a trilha para ser gravada

O termo "Armar a Trilha" é simplesmente deixá-la pronta para ser gravada. Uma vez estando verificado o roteamento do sinal das entradas apropriadas para a trilha, podemos então armar a trilha para ser gravada, bastando para isso clicar no pequeno ícone vermelho que está localizado no cabeçalho da trilha ou no botão Record da trilha no Mixer. Estando a trilha armada para ser gravada, o pequeno ícone fica aceso, e podemos verificar o sinal entrante no Peak Meter (medidor de pico) no Mixer ou no cabeçalho da trilha.

Nota: A não ser que tenha forçado o Ardour a fazer outra coisa, o sinal entrante será monitorado (ouvido) via saída Audition.

Armar o Ardour e iniciar a Gravação

Agora que já temos a trilha armada para gravação, devemos armar o Ardour para gravar clicando no botão vermelho no menu Transporte. O botão piscará em vermelho, indicando que o Ardour está pronto para gravar. Para iniciar a gravação, clique no botão Play ou pressione a barra de espaço do teclado do computador. Ao clicar no botão Play novamente (ou pressionar a barra de espaço) a gravação será interrompida.


Estando a gravação em curso, a trilha armada irá capturar os sons que vêm da entrada. Qualquer som existente em outras trilhas serão reproduzidos normalmente durante a gravação. Isso irá permitir que se toque, cante ou se fale junto com o material que foi gravado anteriormente em outras Regiões e Trilhas.

Com a gravação em curso, podemos observar os Levels (a amplitude em decibéis) do sinal entrante, assim como ver também os Peaks da Waveform aparecendo conforme o material vai sendo gravado.

O áudio na captura de tela abaixo foi gravado muito alto e com isso distorceu, clipou, Clipping (ou seja, o sinal que foi gravado ficou fora da margem de representação digital), resultando em pequenos buracos ou espaços vazios e produzindo uma distorção audível. Os picos clipados na forma de onda ficam marcados em vermelho, e o Peak Meter no Mixer deixa registrado o nível máximo do sinal que foi de 10.5 Decibéis acima do limite de Zero Decibel.


A melhor forma e a mais fácil de evitar Clipping é ter algum controle sobre o volume do sinal de áudio de entrada antes que ele chegue à placa de som. Por exemplo, é possível afastar o microfone um pouco da fonte sonora ou usar um mixer para reduzir o volume do sinal de entrada.

No exemplo a seguir, o sinal de áudio foi gravado dentro de seus próprios limites. Sem picos vermelhos, com o medidor de pico indicando pico máximo de −4.7 Decibéis, o que permite assim uma confortável distância até o Clipping Point, ou seja, um bom teto dinâmico, um bom headroom.


A faixa de decibéis que existe entre o ponto de pico máximo e o Clipping Point é chamada normalmente de Headroom. Comumente ao se gravar reserva-se de três a seis decibéis de Headroom entre o pico máximo do sinal e o Clipping Point, o Clipping Point está em 0dB (zero Decibel). Em outras palavras, uma região de áudio com uma quantidade confortável de Headroom deve ter no máximo picos entre −6dB e −3dB.

As gravações de áudio aparecem como novas Regiões na Trilha que está armada para gravação. Assim como todas as Regiões, as novas gravações ficam disponíveis na Region List, de onde podem ser arrastadas e soltas em outras Trilhas, se assim for necessário.

A Região que foi gravada recebe o nome da trilha onde foi gravada, e mais o número da tomada.


Podemos planejar e organizar a sessão de gravação, dando nomes apropriados as diferentes trilhas. Por exemplo, uma trilha usada somente para gravação de vocais pode ser chamada de "Voice". Dessa forma, arquivos gravados serão nomeados em conformidade, e as diferentes tomadas irão aparecer na lista de regiões identificadas como "Voice-1", "Voice-2", etc, ao invés dos nomes genéricos padrão, como "Audio 1".

Para renomear uma Trilha, clique em seu nome (antes de armá-la para gravar) e digite um novo nome.









Nenhum comentário:

Postar um comentário