Gravação de áudio
Além da importação de
áudio, outra maneira de criar Regiões em uma sessão Ardour é
gravar um áudio novo. A fonte deste áudio pode ser a entrada de
linha ou de microfone da interface de áudio, ou pode até mesmo ser
o som proveniente de outros aplicativos do seu computador que foram
ligados ao Ardour via JACK. Consulte a seção sobre roteamento para
obter mais detalhes.
Aqui veremos como gravar áudio
de uma fonte externa (como por exemplo, um microfone) em uma trilha
do Ardour.
Em primeiro lugar, você deve
verificar que as entradas apropriadas tenham sido encaminhadas para a
trilha que será gravada. Selecione a trilha clicando no espaço
vazio, logo abaixo de seu nome e controle deslizante de volume. A
trilha fica realçada. A Mixer
Strip, localizada no lado esquerdo da janela Editor
deve agora estar mostrando a Trilha que foi selecionada (Audio
1, no caso deste exemplo).
Logo abaixo do nome da trilha na Mixer Strip encontramos um botão
que permite editar o roteamento. Clicamos neste botão e selecionamos
Edit
para investigar o Roteamento.
Na imagem abaixo podemos ver
que a primeira e a segunda entrada da trilha estão recebendo sinais
de system: capture_1 e system: capture_2, respectivamente.
No lado direito, na seção
Available
connections (conexões disponíveis),
vemos duas abas: ardour
e system.
A aba ardour
mostra as conexões que podem ser feitas de outras fontes dentro do
Ardour. A aba system
mostra as conexões de áudio disponíveis fora do Ardour (por
exemplo, o microfone do computador ou as entradas da placa de som).
Em ambos casos, Este menu Routing se comunica diretamente com o JACK
para alterar o roteamento do sistema JACK.
Para selecionar uma fonte para
cada entrada, selecione in1
ou in2
com o mouse, e depois clique em uma das opções existentes em
Available
connections. Uma
vez estando selecionada uma conexão para uma das entradas, a outra
entrada será automaticamente selecionada. Observe que com as
configurações padrão, as entradas da placa de som são
automaticamente roteadas para as entradas das Trilhas. Clique em
Close para fechar
este diálogo.
Nota:
O exemplo assume que estamos gravando um som estéreo em uma trilha
estéreo. Caso queira gravar em Mono, as instruções são as mesmas:
simplesmente removemos in2
clicando em Remove.
Armando a trilha para ser gravada
O termo "Armar a Trilha"
é simplesmente deixá-la pronta para ser gravada. Uma vez estando
verificado o roteamento do sinal das entradas apropriadas para a
trilha, podemos então armar a trilha para ser gravada, bastando para
isso clicar no pequeno ícone vermelho que está localizado no
cabeçalho da trilha ou no botão Record
da trilha no Mixer. Estando a trilha armada para ser gravada, o
pequeno ícone fica aceso, e podemos verificar o sinal entrante no
Peak Meter (medidor
de pico) no Mixer ou no cabeçalho da trilha.
Nota:
A não ser que tenha forçado o Ardour a fazer outra coisa, o sinal
entrante será monitorado (ouvido) via saída Audition.
Armar o Ardour e iniciar a Gravação
Agora que já temos a trilha
armada para gravação, devemos armar o Ardour para gravar clicando
no botão vermelho no menu Transporte. O botão piscará em vermelho,
indicando que o Ardour está pronto para gravar. Para iniciar a
gravação, clique no botão Play ou pressione a barra de espaço do
teclado do computador. Ao clicar no botão Play novamente (ou
pressionar a barra de espaço) a gravação será interrompida.
Estando a gravação em curso,
a trilha armada irá capturar os sons que vêm da entrada. Qualquer
som existente em outras trilhas serão reproduzidos normalmente
durante a gravação. Isso irá permitir que se toque, cante ou se
fale junto com o material que foi gravado anteriormente em outras
Regiões e Trilhas.
Com a gravação em curso,
podemos observar os Levels
(a amplitude em decibéis) do sinal entrante, assim como ver também
os Peaks
da Waveform
aparecendo conforme o material vai sendo gravado.
O áudio na captura de tela
abaixo foi gravado muito alto e com isso distorceu, clipou,
Clipping (ou
seja, o sinal que foi gravado ficou fora da margem de representação
digital), resultando em pequenos buracos ou espaços vazios e
produzindo uma distorção audível. Os picos clipados na forma de
onda ficam marcados em vermelho, e o Peak
Meter no Mixer
deixa registrado o nível máximo do sinal que foi de 10.5 Decibéis
acima do limite de Zero Decibel.
A melhor forma e a mais fácil
de evitar Clipping é ter algum controle sobre o volume do sinal de
áudio de entrada antes que ele chegue à placa de som. Por exemplo,
é possível afastar o microfone um pouco da fonte sonora ou usar um
mixer para reduzir o volume do sinal de entrada.
No exemplo a seguir, o sinal
de áudio foi gravado dentro de seus próprios limites. Sem picos
vermelhos, com o medidor de pico indicando pico máximo de −4.7
Decibéis, o que permite assim uma confortável distância até o
Clipping Point, ou seja, um bom teto dinâmico, um bom headroom.
A faixa de decibéis que
existe entre o ponto de pico máximo e o Clipping Point é chamada
normalmente de Headroom.
Comumente ao se gravar reserva-se de três a seis decibéis de
Headroom entre o pico máximo do sinal e o Clipping Point, o Clipping
Point está em 0dB (zero Decibel). Em outras palavras, uma região de
áudio com uma quantidade confortável de Headroom deve ter no máximo
picos entre −6dB e −3dB.
As gravações de áudio
aparecem como novas Regiões na Trilha que está armada para
gravação. Assim como todas as Regiões, as novas gravações ficam
disponíveis na Region List, de onde podem ser arrastadas e soltas em
outras Trilhas, se assim for necessário.
A Região que foi gravada
recebe o nome da trilha onde foi gravada, e mais o número da tomada.
Podemos planejar e organizar a
sessão de gravação, dando nomes apropriados as diferentes trilhas.
Por exemplo, uma trilha usada somente para gravação de vocais pode
ser chamada de "Voice". Dessa forma, arquivos gravados
serão nomeados em conformidade, e as diferentes tomadas irão
aparecer na lista de regiões identificadas como "Voice-1",
"Voice-2", etc, ao invés dos nomes genéricos padrão,
como "Audio 1".
Para renomear uma Trilha,
clique em seu nome (antes de armá-la para gravar) e digite um novo
nome.
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