Salvar Sessões
Existem muitas maneiras de
salvar sessões no Ardour. O modo mais simples é salvar a sessão
inteira como um simples arquivo de sessão Ardour.
Salvar uma sessão
Salvamos a sessão
pressionando "Control" + "S" (ou "Apple"
+ "S" no OS X), ou utilizando o menu Session > Save.
Formato de arquivo e pasta do Ardour
Uma pasta de sessão deve
conter algo como:
2009-11-25T20:03:10.ardour
interchange
2009-11-25T20:03:10.history looping2.ardour
analysis looping2.ardour.bak
dead_sounds looping2.history
export looping2.history.bak
instant.xml peaks
2009-11-25T20:03:10.history looping2.ardour
analysis looping2.ardour.bak
dead_sounds looping2.history
export looping2.history.bak
instant.xml peaks
O nome da sessão é
"looping2". Os primeiro itens, aqui listados como
2009-11-25T20:03:10.ardour
2009-11-25T20:03:10.history
2009-11-25T20:03:10.history
são uma captura fechada da
sessão e seu histórico. O Ardour irá utilizar esta captura para
recuperar quando houver algum congelamento ou falha indevida.
A pasta chamada Export é
utilizada para exportar arquivos a partir da sessão.
Um arquivo de sessão possui a
extensão .ardour. O arquivo de sessão é salvo em backup
periodicamente pelo Ardour com uma extensão .bak
looping2.ardour
looping2.ardour.bak
looping2.ardour.bak
O Arquivo .history contém um
registro de alterações que foram feitas durante a sessão, e também
é periodicamente salvo em backup.
looping2.history
looping2.history.bak
looping2.history.bak
A pasta Interchange contém os
dados reais de áudio de todas as regiões utilizadas na sessão.
$ ls
interchange/looping2/audiofiles/
Audio 1-1%L.wav
Audio 1-1%R.wav
cheesy synth-1%L.wav
cheesy synth-1%R.wav
cymbal-0-bounce-1.wav
cymbal-1.wav
guitar_drone.edit1.wav
highhat-0-bounce-1.wav
highhat-1.wav
kick-0-bounce-1.wav
kick-1.wav
slap bass 2-1.wav
slap bass-1.wav
snare-0-bounce-1.wav
snare-1.wav
Audio 1-1%L.wav
Audio 1-1%R.wav
cheesy synth-1%L.wav
cheesy synth-1%R.wav
cymbal-0-bounce-1.wav
cymbal-1.wav
guitar_drone.edit1.wav
highhat-0-bounce-1.wav
highhat-1.wav
kick-0-bounce-1.wav
kick-1.wav
slap bass 2-1.wav
slap bass-1.wav
snare-0-bounce-1.wav
snare-1.wav
E finalmente, a pasta Peaks
contém os dados que o Ardour utiliza para exibir graficamente os
picos dos arquivos de sons.
$ ls
peaks/
cymbal-0-bounce-1%A.peak
guitar_drone.edit1%A.peak
guitar_drone.edit1%B.peak
highhat-0-bounce-1%A.peak
kick-0-bounce-1%A.peak
snare-0-bounce-1%A.peak
teeeest%A.peak
teeeest%B.peak
teeeest2%A.peak
teeeest2%B.peak
cymbal-0-bounce-1%A.peak
guitar_drone.edit1%A.peak
guitar_drone.edit1%B.peak
highhat-0-bounce-1%A.peak
kick-0-bounce-1%A.peak
snare-0-bounce-1%A.peak
teeeest%A.peak
teeeest%B.peak
teeeest2%A.peak
teeeest2%B.peak
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