domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Sends

Sends

No Ardour, podemos adicionar Sends em trilhas e Busses. Um Send é uma saída extra para uma trilha ou Bus com seu próprio Fader que pode ser utilizado para rotear o sinal para outros pontos no Ardour.
Para adicionar um efeito em particular em um conjunto de trilhas sem criar várias instâncias do mesmo plugin, uma aproximação seria criar um Bus, adicionar um cado do plugin de efeito igualmente em todas as trilhas roteadas e o sinal "limpo" (sem processar) dessas trilhas já não ficaria disponível.

Uma aproximação mais flexível é utilizar Send. Para fazer isso, criamos um Bus com o plugin desejado, depois adicionamos um Send em cada trilha onde queremos aplicar o efeito. Depois disso, roteamos as saídas Send para o Bus. Agora podemos utilizar os faders de envio para controlar o quanto do sinal de cada trilha é enviado para o plugin que está no Bus de efeitos. Utilizando esta aproximação, os sinais 'limpos' de cada trilha ficam disponíveis para a Mixagem Master. Já que os Sends são muito úteis para este tipo de trabalho com plugins de efeitos, também são chamados Envios de Efeito (Send Effects).

Criar e utilizar um Send

Esta seção mostra como criar e utilizar um Send da forma como foi descrito acima. Primeiro criamos um Bus, damos um nome a ele, e adicionamos um plugin na região pre fader, como foi visto na capítulo Utiilizar Plugins. Neste exemplo, adicionamos o plugin de reverb LADSPA "Freeverb".

O visualizador "-" no botão Roteamento de Entrada de Bus indica que nada está roteado para este Bus. Antes de rotear um envio para este Bus primeiro devemos nos certificar que as saídas do Bus estejam roteadas para o Master Out, como o mostrado na figura abaixo.


Também devemos abrir a janela do Plugin e colocar a mixagem em "100% (wet)".

Isto assegura que o Bus leva todo o sinal processado (o sinal Wet, ¨Molhado¨) do Plugin, e nenhum sinal sem processar (o sinal Dry, ¨Seco¨) ao Master Bus. Lembre-se, os sinais ¨limpos¨, sem processar, ficam disponíveis em suas trilhas originais, de forma que não há nenhuma necessidade de duplicar neste Bus.
Agora podemos criar Sends nas outras trilhas e roteá-los às entradas do Bus.
Os Sends podem ser criados nas mesmas regiões pre fader e post fader acima e abaixo do fader onde são inseridos os plugins. Nos Sends Pre-Fader, o nível de Send é controlado pelo Fader do Send, independentemente do Fader da Trilha/Bus. Nos Sends Post-Fader, o nível de Send é controlado tanto pelo Fader de Trilha/Bus como pelo Fader do Send. Isto significa que o nível de Send Post-Fader é sempre proporcional ao nível da Trilha/Bus, que controla o sinal ¨seco¨.

É importante considerar se queremos criar um Send Pre-Fader ou Post-Fader. Geralmente isso depende do tipo de Plugin de efeitos utilizado e do resultado que queremos obter.
Para criar Sends Post-Fader, clicamos-direito na área Post-Fader abaixo do Fader em uma das trilhas de áudio e selecionamos New Send ...

Isto cria um Send e abre a janela do editor de roteamentos de saídas de Sends. Já que esta é uma trilha estéreo, primeiro adicionamos 2 saídas e depois conectamos cada saída na entrada correspondente do Bus de Reverberação anteriormente criado.

Quando um Send é criado, ele fica desativado por padrão. Quando um Sendo não está ativado, seu nome aparece entre parêntesis. Para enviar de fato o sinal para fora, o Send tem que primeiro ser ativado. Clicamos-direito no Send e selecionamos Activate.

Para dar ao Send um nome mais apropriado, clicamos-direito nele e selecionamos Rename. Isto abre uma pequena janela de renomeação.

Agora nosso novo Send está ativado (os parêntesis sumiram).

Para controlar o nível do Send, clicamos-direito no Send para abrir a janela de Send.

O fader no lado esquerdo controla o quanto do sinal desta trilha é enviado para o Bus de Reverberação. Visto que isto é um Send Post-Fader, este nível de Send é proporcional ao nível real (limpo) da Trilha como o estabelecido pelo Fader da trilha.












Nenhum comentário:

Postar um comentário