Importação de áudio
Trechos de áudio são
conhecidos como Regiões no Ardour. Uma Região pode ser constituída
de um arquivo de áudio inteiro ou somente de parte dele. Aqui iremos
ver como importar arquivos de áudio do disco rígido de forma que
eles possam ser usados em uma sessão do Ardour.
Para importar um arquivo de
áudio, primeiramente clicamos-direito na Region
List, que está
localizada na posição mais à direita da janela do editor. Observe
que existem outras abas que alteram a função desta área. Antes de
clicar-direito, certifique-se que a aba Regions
esteja selecionada.
Uma vez tenha clicado-direito,
será apresentado um menu com a opção para importar para a Lista de
Regiões (Import to
Region List).
Escolha esta opção.
Agora o diálogo Add
existing audio é
apresentado. No lado esquerdo deste diálogo você pode ver um
navegador de arquivos que permite a navegação pelo disco rígido à
procura dos arquivos a serem adicionados (de preferência, com
formato comum, como WAV ou AIFF). No canto inferior esquerdo existe
um menu que indica como esses arquivos podem ser adicionados. Neste
menu deverá estar aparecendo "Add
files: to region list".
Nota:
Caso não existam arquivos de áudio compatíveis no seu disco rígido
para que você possa seguir este passo a passo,
recomendamos visitar freesound.org,
Neste site você encontra uma ampla coleção de samples com licença
Creative Commons em
várias taxas de amostragem e em vários formatos.
Dica:
Caso você compile o Ardour, você pode adicionar o suporte
freesound, que permite navegar pelo site freesound.org diretamente
por este diálogo. O processo de compilação do Ardour está fora do
escopo deste manual.
No lado direito do diálogo
Add existing audio
podemos ver uma secao que nos permite inspecionar as propriedades do
arquivo que estamos selecionando. Aqui vemos o nome, a quantidade de
canais, a taxa de amostragem, o formato e a duração/comprimento do
arquivo.
O botão Play
permite obter uma
prévia do arquivo, usando o bus Audition. Finalmente, este diálogo
nos dá a opção de copiar o arquivo(s) para dentro da pasta da
sessão atual (Copy
Files to Session).
Essa é a forma segura de trabalhar, mas requer mais espaço em
disco. Caso deixemos esta opção desmarcada, o Ardour irá usar o
arquivo no lugar onde ele está. Neste caso, caso o arquivo seja
movido para um novo local, teremos um problema, porque o Ardour não
conseguirá encontrá-lo na próxima vez em que a sessão for aberta.
Clicamos em OK para continuar.
O arquivo(s) selecionado irá aparecer listado na Region List.
Caso a taxa de amostragem do
arquivo escolhido não coincida com a taxa de amostragem da sessão,
o Ardour deixará os arquivos com mesma taxa de amostragem em
vermelho. Caso tentemos importar o arquivo, o Ardour alertará que
existem arquivos com taxa de amostragem diferente, e perguntará se
queremos importá-lo assim mesmo. Se importarmos o arquivo dessa
forma, ele não será reproduzido na taxa de amostragem em que foi
gravado originalmente. Ele será reproduzido na taxa de amostragem em
que a sessão está configurada. Isto fará com que o arquivo seja
ouvido em velocidade ou afinação diferentes.
Uma vez tendo importado o
arquivo na Region List, o veremos na tela.
E podemos arrastá-lo da
Region List e soltá-lo na Main Canvas, inserindo-o assim em uma
trilha existente.
Soltamos o botão do mouse
para completar a operação de arrasto. A Região será inserida no
ponto onde soltamos o botão do mouse.
Importando áudio diretamente para uma trilha
O diálogo Add
existing audio
também permite a importação de arquivos de áudio diretamente em
t.
- Escolha Add files: as new tracks de forma a criar automaticamente uma nova trilha e adicionar o arquivo selecionado nela.
- Escolha Add files: to selected tracks de forma a adicionar um arquivo de áudio em uma trilha já existente.
Em ambos casos, os arquivos
escolhidos estarão sempre dentro da Region List, de onde poderão
ser arrastados e soltos nas trilhas, como já foi explicado
anteriormente. Na figura abaixo vemos um exemplo de adição de
arquivo como uma nova trilha.
A Região aparece em uma nova
trilha na sessão. A nova trilha recebe automaticamente o nome do
arquivo importado.
O arquivo também é mostrado
na Region List de forma que dali pode ser inserido em outras trilhas.
Para remover uma região
primeiramente a selecione, depois use a função Cut
do menu, a tecla Control
(ou Apple)
e a tecla X,
a tecla Delete
ou uma combinação de teclas como fn
e Backspace
(que é usada, por exemplo, em teclados de laptops que não têm a
tecla Delete).
Neste ponto, estamos prontos
para adicionar novos materiais na Sessão, o que será visto no
próximo capítulo, ou podemos ir diretamente para a seção que
trata da Edição, para saber como organizar as Regiões que foram
importadas. Devemos dar também uma olhada no capítulo Roteamento
para descobrir como o áudio pode ser enviado para outras Trilhas ou
Busses, para a placa de áudio do computador, ou para qualquer outro
programa que esteja conectado via JACK.
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