domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Importação de áudio

Importação de áudio

Trechos de áudio são conhecidos como Regiões no Ardour. Uma Região pode ser constituída de um arquivo de áudio inteiro ou somente de parte dele. Aqui iremos ver como importar arquivos de áudio do disco rígido de forma que eles possam ser usados em uma sessão do Ardour.

Para importar um arquivo de áudio, primeiramente clicamos-direito na Region List, que está localizada na posição mais à direita da janela do editor. Observe que existem outras abas que alteram a função desta área. Antes de clicar-direito, certifique-se que a aba Regions esteja selecionada.


Uma vez tenha clicado-direito, será apresentado um menu com a opção para importar para a Lista de Regiões (Import to Region List). Escolha esta opção.


Agora o diálogo Add existing audio é apresentado. No lado esquerdo deste diálogo você pode ver um navegador de arquivos que permite a navegação pelo disco rígido à procura dos arquivos a serem adicionados (de preferência, com formato comum, como WAV ou AIFF). No canto inferior esquerdo existe um menu que indica como esses arquivos podem ser adicionados. Neste menu deverá estar aparecendo "Add files: to region list".

Nota: Caso não existam arquivos de áudio compatíveis no seu disco rígido para que você possa seguir este passo a passo, recomendamos visitar freesound.org, Neste site você encontra uma ampla coleção de samples com licença Creative Commons em várias taxas de amostragem e em vários formatos.

Dica: Caso você compile o Ardour, você pode adicionar o suporte freesound, que permite navegar pelo site freesound.org diretamente por este diálogo. O processo de compilação do Ardour está fora do escopo deste manual.


No lado direito do diálogo Add existing audio podemos ver uma secao que nos permite inspecionar as propriedades do arquivo que estamos selecionando. Aqui vemos o nome, a quantidade de canais, a taxa de amostragem, o formato e a duração/comprimento do arquivo.

O botão Play permite obter uma prévia do arquivo, usando o bus Audition. Finalmente, este diálogo nos dá a opção de copiar o arquivo(s) para dentro da pasta da sessão atual (Copy Files to Session). Essa é a forma segura de trabalhar, mas requer mais espaço em disco. Caso deixemos esta opção desmarcada, o Ardour irá usar o arquivo no lugar onde ele está. Neste caso, caso o arquivo seja movido para um novo local, teremos um problema, porque o Ardour não conseguirá encontrá-lo na próxima vez em que a sessão for aberta.

Clicamos em OK para continuar. O arquivo(s) selecionado irá aparecer listado na Region List.


Caso a taxa de amostragem do arquivo escolhido não coincida com a taxa de amostragem da sessão, o Ardour deixará os arquivos com mesma taxa de amostragem em vermelho. Caso tentemos importar o arquivo, o Ardour alertará que existem arquivos com taxa de amostragem diferente, e perguntará se queremos importá-lo assim mesmo. Se importarmos o arquivo dessa forma, ele não será reproduzido na taxa de amostragem em que foi gravado originalmente. Ele será reproduzido na taxa de amostragem em que a sessão está configurada. Isto fará com que o arquivo seja ouvido em velocidade ou afinação diferentes.


Uma vez tendo importado o arquivo na Region List, o veremos na tela.


E podemos arrastá-lo da Region List e soltá-lo na Main Canvas, inserindo-o assim em uma trilha existente.


Soltamos o botão do mouse para completar a operação de arrasto. A Região será inserida no ponto onde soltamos o botão do mouse.

Importando áudio diretamente para uma trilha

O diálogo Add existing audio também permite a importação de arquivos de áudio diretamente em t.

  • Escolha Add files: as new tracks de forma a criar automaticamente uma nova trilha e adicionar o arquivo selecionado nela.

  • Escolha Add files: to selected tracks de forma a adicionar um arquivo de áudio em uma trilha já existente.

Em ambos casos, os arquivos escolhidos estarão sempre dentro da Region List, de onde poderão ser arrastados e soltos nas trilhas, como já foi explicado anteriormente. Na figura abaixo vemos um exemplo de adição de arquivo como uma nova trilha.


A Região aparece em uma nova trilha na sessão. A nova trilha recebe automaticamente o nome do arquivo importado.


O arquivo também é mostrado na Region List de forma que dali pode ser inserido em outras trilhas.


Para remover uma região primeiramente a selecione, depois use a função Cut do menu, a tecla Control (ou Apple) e a tecla X, a tecla Delete ou uma combinação de teclas como fn e Backspace (que é usada, por exemplo, em teclados de laptops que não têm a tecla Delete).

Neste ponto, estamos prontos para adicionar novos materiais na Sessão, o que será visto no próximo capítulo, ou podemos ir diretamente para a seção que trata da Edição, para saber como organizar as Regiões que foram importadas. Devemos dar também uma olhada no capítulo Roteamento para descobrir como o áudio pode ser enviado para outras Trilhas ou Busses, para a placa de áudio do computador, ou para qualquer outro programa que esteja conectado via JACK.








Nenhum comentário:

Postar um comentário