Níveis de Mixagem
Os níveis são os volumes que
cada trilha tem relativamente com as demais. Se não podemos ouvir
uma linha de graves acima dos outros instrumentos, a escolha óbvia
seria aumentar o volume da linha de graves. Os níveis podem ser
ajustados na banda de mixagem de cada trilha sob seu nome de trilha.
O primeiro passo na mixagem é ouvir tudo aquilo que foi gravado e
ajustar os níveis de todas as trilhas de modo que possamos ouvir
tudo claramente, mas de uma forma que seja apropriada para a canção.
Por exemplo, a trilha vocal é normalmente mais alta que a voz.
Fader
O Fader é o controle primário
de nível de cada trilha. O valor exato dos níveis são mostrados no
pequeno campo acima do Fader. Podemos alterar os níveis arrastando o
deslizador ou digitando um número no retângulo. Por padrão, o
Fader está em −0.0 dB, o que significa que os níveis da trilha
não foram alterados durante a reprodução.
Evitar Saturação
Uma outra tarefa importante na
mixagem é evitar a saturação. O valor de pico na Banda de Mixagem
fica vermelho quando o sinal fica acima de 0.0dB. Utilizamos esta
ferramenta para controlar os níveis mais altos da trilha enquanto
estamos mixando. Para reiniciar o valor clicamos nele.
Já que o Ardour utiliza
números de ponto flutuante internamente, os sinais não são
necessariamente saturações desde que isso permaneça dentro do
Ardour. Sendo assim pode ser normal que o medidor de uma trilha ou
bus fique ocasionalmente vermelho. Mas temos de nos certificar que
qualquer coisa que seja enviado para a placa de som ou que seja
exportada como arquivo de áudio (como para masterizar um CD, por
exemplo) nuca vá acima de 0.0dB para dessa forma evitar a saturação
real.
Panning (Panoramização)
Uma vez tenhamos estabelecido
um equilíbrio bom em todas as trilhas, podemos começar a pensar em
panoramização. A panoramização ajuda a estabelecer um campo
estéreo, um espaço relativo entre os altofalantes onde colocamos as
vozes e os instrumentos.
A interface de panoramização
O controle deslizante de
panoramização no Ardour está localizado no fundo da Banda de
Mixagem e pode ser ajustado movendo-se a linha vertical verde para a
esquerda ou para direita. Uma trilha mono somente terá um controle,
enquanto que uma trilha estéreo terá dois controles de
panoramização, um para o sinal esquerdo e outro para o sinal
direito.
Em uma trilha estéreo, o
botão Link é utilizado para juntar as ações dos dois controles de
panoramização. Clicamos no botão Link para ativar este enlace. O
botão Link fica vermelho quando está ativado.
O próximo controle é o botão
de direção ao lado do botão Link. Quando ambas setas do botão
apontam na mesma direção, como o mostrado na figura acima, os
controles deslizantes de panoramização são movidos juntos da
esquerda para a direita e vice versa.
Quando as setas do botão de
direção do link de panoramização estão apontando para direções
opostas, como visto na figura abaixo, os canais esquerdo e direito
¨se alteram¨ movendo-se em direções opostas.
Técnicas e filosofia de panoramização.
Em regra geral, as guitarras
tendem a ficar panoramizadas à esquerda e à direita. As vozes e o
baixo tendem a ficar no centro. Temos que criar um equilíbrio de
modo que um lado não fique mais forte que o outro. Os fones de
ouvido podem ser úteis para determinar como devem ser panoramizados
os instrumento e se um lado está muito alto.
Duas outras ferramentas que
são muito úteis para criar um campo estéreo ou ¨espacial¨ são
Reverb eDelay. Estes efeitos podem ser utilizado juntamente co envios
para criar um envio de bateria que fique mais próximo na mixagem
quando mais houver reverberação, e um envio de voz que possa ter um
pouco mais de Delay para soar mais próximo da bateria. Veja o
capítulo Utilizar Plugins e Utilizar Sends para mais informação.
Nota:
Mantenha sempre um
olho nos níveis enquanto panoramiza trilhas! Panoramizar uma trilha
em um canal aumenta o nível daquele canal. Isso pode alterar o
equilíbrio de níveis que foi configurado no capítulo anterior, e
nos casos extremos pode resultar em saturação. Quando isso
acontece, reduza os níveis globais daquela trilha e certifique-se
novamente como está se comportando a mixagem.
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