domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Níveis de Mixagem

Níveis de Mixagem

Os níveis são os volumes que cada trilha tem relativamente com as demais. Se não podemos ouvir uma linha de graves acima dos outros instrumentos, a escolha óbvia seria aumentar o volume da linha de graves. Os níveis podem ser ajustados na banda de mixagem de cada trilha sob seu nome de trilha. O primeiro passo na mixagem é ouvir tudo aquilo que foi gravado e ajustar os níveis de todas as trilhas de modo que possamos ouvir tudo claramente, mas de uma forma que seja apropriada para a canção. Por exemplo, a trilha vocal é normalmente mais alta que a voz.

Fader

O Fader é o controle primário de nível de cada trilha. O valor exato dos níveis são mostrados no pequeno campo acima do Fader. Podemos alterar os níveis arrastando o deslizador ou digitando um número no retângulo. Por padrão, o Fader está em −0.0 dB, o que significa que os níveis da trilha não foram alterados durante a reprodução.


Evitar Saturação

Uma outra tarefa importante na mixagem é evitar a saturação. O valor de pico na Banda de Mixagem fica vermelho quando o sinal fica acima de 0.0dB. Utilizamos esta ferramenta para controlar os níveis mais altos da trilha enquanto estamos mixando. Para reiniciar o valor clicamos nele.
Já que o Ardour utiliza números de ponto flutuante internamente, os sinais não são necessariamente saturações desde que isso permaneça dentro do Ardour. Sendo assim pode ser normal que o medidor de uma trilha ou bus fique ocasionalmente vermelho. Mas temos de nos certificar que qualquer coisa que seja enviado para a placa de som ou que seja exportada como arquivo de áudio (como para masterizar um CD, por exemplo) nuca vá acima de 0.0dB para dessa forma evitar a saturação real.

Panning (Panoramização)

Uma vez tenhamos estabelecido um equilíbrio bom em todas as trilhas, podemos começar a pensar em panoramização. A panoramização ajuda a estabelecer um campo estéreo, um espaço relativo entre os altofalantes onde colocamos as vozes e os instrumentos.

A interface de panoramização

O controle deslizante de panoramização no Ardour está localizado no fundo da Banda de Mixagem e pode ser ajustado movendo-se a linha vertical verde para a esquerda ou para direita. Uma trilha mono somente terá um controle, enquanto que uma trilha estéreo terá dois controles de panoramização, um para o sinal esquerdo e outro para o sinal direito.
Em uma trilha estéreo, o botão Link é utilizado para juntar as ações dos dois controles de panoramização. Clicamos no botão Link para ativar este enlace. O botão Link fica vermelho quando está ativado.

O próximo controle é o botão de direção ao lado do botão Link. Quando ambas setas do botão apontam na mesma direção, como o mostrado na figura acima, os controles deslizantes de panoramização são movidos juntos da esquerda para a direita e vice versa.
Quando as setas do botão de direção do link de panoramização estão apontando para direções opostas, como visto na figura abaixo, os canais esquerdo e direito ¨se alteram¨ movendo-se em direções opostas.

Técnicas e filosofia de panoramização.

Em regra geral, as guitarras tendem a ficar panoramizadas à esquerda e à direita. As vozes e o baixo tendem a ficar no centro. Temos que criar um equilíbrio de modo que um lado não fique mais forte que o outro. Os fones de ouvido podem ser úteis para determinar como devem ser panoramizados os instrumento e se um lado está muito alto.

Duas outras ferramentas que são muito úteis para criar um campo estéreo ou ¨espacial¨ são Reverb eDelay. Estes efeitos podem ser utilizado juntamente co envios para criar um envio de bateria que fique mais próximo na mixagem quando mais houver reverberação, e um envio de voz que possa ter um pouco mais de Delay para soar mais próximo da bateria. Veja o capítulo Utilizar Plugins e Utilizar Sends para mais informação.

Nota: Mantenha sempre um olho nos níveis enquanto panoramiza trilhas! Panoramizar uma trilha em um canal aumenta o nível daquele canal. Isso pode alterar o equilíbrio de níveis que foi configurado no capítulo anterior, e nos casos extremos pode resultar em saturação. Quando isso acontece, reduza os níveis globais daquela trilha e certifique-se novamente como está se comportando a mixagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário