domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Utilizar Plugins

Utilizar Plugins

Os plugins são utilizados para realçar ou transformar a sonoridade das trilhas através de um plugin de trilha, ou grupos de trilhas através de um Send. Mais à frente, neste manual, falaremos de alguns plugins específicos para mixagem, como compressores, limiters, equalizadore paramétricos, reverbs e outros mais.

Formatos de Plugin

LADSPA (Linux Audio Developers Simple Plugin API)

Este é o formato nativo para o Ardour. Foram desenvolvidos inicialmente para Linux, mas já são utilizados em OS X também.

LV2

São os sucessores dos LADSPA, os quais podem ser usados para exibir características sonoras de uma forma gráfica. Os plugins LV2 podem ser utilizados em Linux e em OSX X.

AU (Audio Unit)

Este é o formato nativo para OS X. Somente irão funcionar no Ardour caso se tenha feito uma doação no momento de baixar o programa. Veja o capítulo OS X para mais detalhes. Os plugins AU não funcionam em Linux.

VST (Virtual Studio Technology) [Tecnología de estudio virtual]

Este formato é muito comum na plataforma Windows. Alguns plugins VST podem ser utilizados me Linux, mas não funcionam perfeitamente, podem até mesmo fazer com que o Ardour trave. Utilizar esses plugins requer compilar o Ardour manualmente, uma tarefa que não é coberta por este manual.
Mais informação sobre como utilizar plugins LADSPA, LV2 e VST no Ardour, é encontrada em:http://ardour.org/plugins

Pre-Fader vs Post-Fader

Temos que optar entre adicionar um plugins na região de plugin pre fader ou na região de plugin post fader. A região escura na parte superior do extremo esquerdo da banda de mixagem funciona como pre fader, e a o área escura no fundo da banda de mixagem é utilizada como post fader. Os plugins pre fader são inseridos no caminho/fluxo do sinal antes deste passar pelo fader, de modo que o fader controla o nível do sinal que sai do plugin. Os plugins post fader são inseridos depois do fader: o fader controla o nível do sinal que entra no plugin. Para determinados plugins, o emprego Pre ou Post Fader não importa. Já para outros, a diferença é muito sutil. E para outros de todos , inseri-los no lugar correto é absolutamente essencial.

Adicionar um plugin em uma trilha ou bus

Basta selecionar a trilha ou bus onde deseja adicionar o plugin.

Clique-direito na área que deseja utilizar, e use o comando New Plugin > Plugin Manager para abrir a janela Plugins (também podemos acessar essa janela clicando duplo na região escura).


Todos os plugins disponíveis ficam listados na parte superior da janela Plugin. Para escolher basta clicar-duplo em um, ou selecioná-lo e pressionar o botão Add. O plugin selecionado fica listado na região escura ao fundo da janela Plugin. Selecione todos os plugins que desejar.

Podemos buscar um plugin digitando o nome ou o tipo de efeito pretendido. Neste exemplo, iremos buscar um efeito de reverberação.

Inserimos os plugins na trilha pressionando o botão Insert Plugin(s). Os plugins ficam listados na área escura acima da banda de mixagem.

Editar e salvar parâmetros de plugin

Clique-duplo em um plugin para editar seus parâmetros. Neste exemplo, iremos alterar a tonalidade e o tamanho do buffer.

Clique no botão Add para salvar o preset com um novo nome.

Evitar os Plugins

Para evitar (bypass) o plugin, pressione o botãoBypass. Isso desconecta o plugin e permite que o sinal passe sem ser afetado.

Os plugins evitados (Bypass) ficam entre parêntesis na banda de mixagem.


Clicando-direito nos plugins abrimos um menu com a opção de Ativar (Active) ou Desativar (Deactive) os plugins.








Nenhum comentário:

Postar um comentário