domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Mais operações com regiões

Mais operações com regiões

Quando clicamos-direito em uma região selecionada abrimos um menu de contexto. O primeiro elemento do menu (etiquetado com o nome de região) possui um submenu. Esta seção descreve as operações mais utilizadas que são acessadas por esse menu.

O menu de contexto da região

Rename

Esta função é para renomear as regiões.

Region Editor

O editor de regiões é um potente menu que pode ser utilizado para ouvir a região (veja a seguir), alterar a posição da região na timeline, recortar a duração através dos valores de duração, amplitude de escala da região..

Audition

Abaixo do menu a opção Audition reproduz a região via Bus Audition. Veja os capítulos sobre roteamento e JACK para saber como alterar o Bus Audition.

Spectral Analysis

Clicamos na função Spectral Analysis para abrir uma nova janela que exibe o conteúdo da frequência global da região.

Lock

A opção Lock bloqueia a região de modo que não possa ser movida ou recortada. No entanto, ela pode ser dividida, e as regiões resultante ficarão desbloqueadas.

Mute

A opção Mute silencia a região selecionada.

Transpose

A função Transpose altera a tonalidade de uma Região sem alterar sua duração. A função aplica um algoritmo de alteração de tonalidade para criar um novo fragmento de áudio baseado no fragmento fonte.
Quando o elemento a ser transportado está selecionado, é aberta uma janela deixando o usuário especificar a quantidade e direção da alteração de tonalidade desejados. A janela também possui um botão Preserve Formants. Quando alteramos a tonalidade em grande quantidade, a opção Preserve Formants pode dar resultados que soem ligeiramente mais naturis, particularmente quando utilizado em material vocal.
A função Transpose também pode ser usada pressionando-se a tecla F5.

Normalize

A função Normalize aumenta de forma não destrutiva o nível da região selecionada de modo que os picos fiquem em 0dB. Em outras palavras, aumenta o volume da região o mais alto possível sem que haja saturação. Este aumento pode ser desfeito com a função DeNormalize.

Reverse

A função Reverse inverte a região selecionada de áudio, fazendo com que seja reproduzida de trás para frente.

Trim

A função Trim recorta a região de várias maneiras, incluindo desde o início ao ponto de edição e ponto de edição até o fim (veja o capítulo anterior para um debate de Pontos de edição).

Make Mono Regions

Essa função divide uma região estéreo em duas regiões mono as quais podem ser acessadas via aba Regions no lado direito da janela Editor.

Duplicate, Multi-Duplicate, Fich Track

São métodos para duplicar a região. Veja o capítulo Criar seções em Loop para ver uma discução detalhada sobre isso.

Remove



Essa função apaga a região selecionada da trilha. A região permanece disponível na lista de Regiões no canto direito da janela Editor, de onde pode ser recuperada ao ser arrastada para uma trilha qualquer a qualquer momento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário