domingo, 22 de março de 2015

MANUAL MUSICAUDIO PARA ARDOUR - PORTUGUES - Criando uma Trilha ou um Bus

Criando uma Trilha ou um Bus

O que é uma Trilha?

Trilha é o local onde podemos colocar uma Região arrastando-a da lista de Regiões e onde podemos gravar sons que estejam chegando de uma determinada fonte. Uma Região representa um clip de áudio, ou seja, um arquivo de áudio ou parte dele. Na figura abaixo, a área marcada como "Audio 1" é uma Trilha, e a informação de áudio que está dentro da trilha é uma Região.

O que é um Bus?

Um Bus é similar a uma trilha exceto que ele não contém regiões. Nele não podemos gravar diretamente nem arrastar regiões para dentro dele. Na figura acima, a área marcada como "master" é um Bus. Normalmente toda sessão tem um Master Bus. Todo o áudio a ser exportado da sessão é enviado pelo Master Bus.

Como as Trilhas e Busses são usados?

Plugins de processamento de áudio e Automação são aplicados tanto em Trilhas como em Busses.

As trilhas de áudio podem ser roteadas para Busses. Na realidade, várias trilhas podem ser simultaneamente roteadas para um Bus. Os Busses são uma forma bem prática de aplicar um tripo de processamento de sinal em várias trilhas de uma vez só. Por exemplo, podemos achar útil rotear todas as trilhas que contenham sons de bateria para um único Bus que então chamamos de "bus drum '. Depois, se acharmos que todas as trilhas de bateria estejam muito altas, podemos ajustar rapidamente o nível do 'bus drum' ao invés de ajustar cada trilha em separado.

Outro uso para um Bus é usá-lo para aplicar um único Reverb, em diversas trilhas ao mesmo tempo.

Adicionando Trilhas e Busses

Para adicionar uma trilha ou um Bus clicamos-direito na área vazia abaixo de 'master' (ou, usamos o comando Track > Add Track/Bus). O seguinte diálogo é apresentado:

Add this many – neste campo especificamos quantas Trilhas (ou Busses) queremos criar.

Escolhemos Tracks ou Busses para especificar o que desejamos criar: Trihas ou Busses.

O menu Channel Configuration permite a especificação da quantidade de canais de áudio a nova Trilha ou Bus terá. Essa escolha afeta quais os Plugins que poderemos usar na trilha (trilhas Mono não podemos usar Plugins Stereo e vice versa), bem como o tipo de arquivos de áudio que serão importados para a Trilha.

O último menu, Track Mode, nos permite a escolha entre Normal Mode e Tape Mode. Normal Mode cria uma nova Região para cada tomada (take) de gravação, é a mais indicada para os iniciantes. Tape Mode grava de forma destrutiva—em outras palavras apaga o que estiver no local.



Finalmente, clicamos no botao Add para criar as Tracks ou Busses. Eles aparecem um abaixo do outro na área Main Canvas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário